Tamanho do texto

Apesar do design futurista, vice-presidente da marca diz que diversos itens presentes no Concept Coupé serão vistos nos próximos modelos da marca, em especial o novo XC90, a ser lançado no ano que vem

O Concept Coupé, novo carro-conceito da Volvo, não é exatamente um automóvel futurista que não estará disponível pelos próximos anos. De acordo com a montadora, ele foi criado para demonstrar a capacidade dos suecos e as linhas ali vistas serão observadas nos próximos modelos.

"Embora o novo XC90 seja um tipo de carro completamente diferente, você vai reconhecer instantaneamente a conexão [com o Concept Coupé] quando ele for revelado no ano que vem, diz Thomas Ingenlath, vice-presidente senior de design da Volvo.

De acordo com a marca, desenhistas e engenheiros foram liberados das limitações das outras plataformas da montadora - a do Concept Coupé se chama Scalable Product Architecture -, de forma que tiveram liberdade total no projeto. "O novo Volvo Concept Coupé revela como nós iremos moldar nossos carros daqui para a frente", afirma Ingenlath.

Entre as marcas do Concept Coupé que possivelmente serão vistas nos próximos modelos estão as lanternas dianteiras em forma de T deitado e a grade frontal, esta ainda precisa ser trabalhada, assim como o logo da Volvo, antes de entrar no XC90, segundo Thomas.

O interior conta com detalhes feitos a mão em couro e madeira envelhecida, uma grande tela central sensível ao toque que deve comandar a parte de preferências do motorista, além da manopla do câmbio em cristal. "É um dos melhores exemplos da alta qualidade do design escandinávio e que amei a ideia de trazê-lo para o carro", explica Robin Page, diretor de design interno do grupo.

A motorização terá um motor 2.0 de quatro cilindros movido a gasolina, que atuará em conjunto com um outro, elétrico, voltado para o eixo traseiro. Juntos, eles devem produzir 400 cavalos de potência e mais de 60 kgfm de torque. O Concept Coupé é o primeiro de uma série de três carros-conceito da Volvo e será apresentado no Salão de Frankfurt, na Alemanha, no próximo mês.


    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.