Tamanho do texto

Riva Aquarama Lamborghini, construído a pedido de Ferruccio Lamborghini, fundador da marca de superesportivos, foi restaurado após três anos de trabalho. Barco conta com dois motores do 350 GT, primeiro carro da montadora, cada um com 350 cavalos

Motores V12 do GT 350 instalados no Riva Aquarama Lamborghini
Maurice Volmeyer Fotografie
Motores V12 do GT 350 instalados no Riva Aquarama Lamborghini

Nem todo Lamborghini foi feito para andar sobre as pistas. Há 45 anos, Ferruccio Lamborghini, fundador da marca, pediu para a Riva construir uma lancha Riva Aquarama com dois motores do GT 350, o primeiro carro construído pela montadora italiana, cada um com 350 cavalos de potência.

Durante anos o paradeiro do barco foi desconhecido, até que em 1993, ano da morte de Ferruccio, ele foi encontrado com a madeira danificada e peças enferrujadas.

O trabalho de restauração, comandado pela Riva World, especializada no assunto, foi iniciado em 2010 e durou três anos. Durante este tempo, Sandro Zani, dono da empresa responsável por trazer a lancha de volta à vida, visitou o Museu Ferruccio Lamborghini diversas vezes para ter uma melhor ideia de todos os detalhes do barco original.

Um dos motores originais do Riva Aquarama Lamborghini está até hoje no museu, mas não estava disponível para venda, de acordo com Zani. Eles então compraram dois motores V12, e contaram com a ajuda de Lino Morosini, da divisão de motores da Riva e um dos pais do barco nos anos 60, para ajudar na adaptação dos dois, contruídos para ficarem sob o capô de um carro, para uso marítimo.

Juntos, os dois motores 4.0 V12 da Lamborghini produzem 700 cavalos e dão ao barco uma velocidade máxima de 48 nós, cerca de 90 km/h. O Riva Aquarama padrão, equipado com motores V8, atingia até 40 nós (74 km/h). A empresa que fez a restauração disponibilizou o vídeo do teste do barco (clique para assistir).

Após três anos de restauração, lancha com motores Lamborghini é testada
Maurice Volmeyer Fotografie
Após três anos de restauração, lancha com motores Lamborghini é testada


    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.