Tamanho do texto

Por enquanto, foi apresentada apenas uma peça de roupa que parece combinar mais com o público feminino. Tecnologia foi desenvolvida pela Vodafone em parceria com a Universidade de Southampton

Módulo dentro de bolso do Power Pocket promete recarregar a bateria do seu celular
Divulgação/Vodafone
Módulo dentro de bolso do Power Pocket promete recarregar a bateria do seu celular

Você pretende ir naquele festival de música e compartilhar sua experiência com todos os amigos possíveis nas redes sociais? Ótimo, mas depois de algumas horas tentando navegar pelo Facebook, Instagram, Twitter e Foursquare, a bateria do seu smartphone está nos últimos minutos de vida.

Seu amigo é esperto e te lembra que o patrocinador do evento disponibilizou diversos pontos de recarga pelo festival, mas além de você, outras milhares de pessoas também procuram por eles. O que fazer? A resposta pode estar no seu bolso, literalmente, se depender de uma parceria entre a empresa de telefonia Vodafone e a Universidade de Southampton, na Inglaterra. Trata-se do Power Pocket.

Para criar uma voltagem capaz de recarregar a bateria do seu celular, Stephen Beeby, professor de sistemas eletrônicos da universidade, explica que ele e seu time criaram um módulo termoelétrico tão pequeno que cabe dentro de um bolso. "Um lado [do módulo] é frio e o outro (em contato com a pele) é quente, e quando você tem um fluxo de calor você cria voltagem e corrente. Voltagem e corrente é igual a energia elétrica", diz. 

Por meio do efeito Seebeck, explicado acima, um dia de caminhadas e danças em um festival de música, por exemplo, renderia quatro horas a mais para a bateria do celular. No caso de um módulo termoelétrico em um saco de dormir - também desenvolvido pela parceria -, oito horas de sono te dariam mais 24 minutos de conversação ou 11 horas em standby.

Embora o Power Pocket tenha sido apresentado no último final de semana, durante o festival de música Glastonbury, na Inglaterra, Stephen afirma que mais testes ainda precisam ser feitos antes das peças irem para o comércio: "Imagino que esta tecnologia seja implementada no dia-a-dia das nossas roupas pelos próximos dez anos".

Pelas imagens divulgadas, o shorts parece vestir bem apenas nas mulheres. Para quem é homem, resta a opção de utilizar os sacos de dormir ou então pedir que sua namorada ou amiga carregue um aparelho a mais nos bolsos.

Parceria entre empresa e universidade também desenvolve saco de dormir que recarrega sua bateria
Divulgação/Vodafone
Parceria entre empresa e universidade também desenvolve saco de dormir que recarrega sua bateria


    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.