Tamanho do texto

Item é obrigatório para certas ocasiões, mas é preciso saber qual combina melhor com a situação e o estilo de quem usa

alt " /
Men's Market

Vamos abordar um assunto corriqueiro para quem trabalha em ambientes formais como bancos e escritórios de advocacia, mas que também pode ser bem útil em festas que pedem traje social completo.

Se você trabalha em um dos ambientes citados acima, o simples fato de ser convidado para uma ocasião deste tipo muitas vezes pode lhe remeter a algo nada especial e de uso cotidiano. Saiba que isso não precisa ser assim. Além da oportunidade das meias coloridas que são cada vez mais presentes nas gavetas masculinas, existem alguns acessórios que estão voltando a ser usados e que incrementam o vestuário masculino em situações sociais festivas, como lenços de bolso, prendedores de gravatas e abotoaduras.

Mais:  Quantos nós de gravata existem?  Descubra aqui

Caso nenhum deles faça o seu estilo, saiba que existe um outro item totalmente obrigatório neste tipo de ocasião que pode acabar fazendo a diferença fundamental no visual: a gravata.

Este acessório secular e clássico vem sofrendo algumas alterações na sua espessura que, junto com padronagem ou estampa, pode dar um belo “up” na sua composição. Atualmente as gravatas vêm sendo comercializadas em espessuras que variam de 5 cm a 9,5 cm.

Gravatas slim: de 5cm até 6,5cm
Men's Market
Gravatas slim: de 5cm até 6,5cm

As gravatas de 5 cm até 6,5 cm também conhecidas como “slim” são as mais modernas. Podem ser usadas em ocasiões festivas, mas não servem para um ambiente formal. Isso porque passam um ar jovial e também uma pegada fashion que ambientes tradicionais não comportam tão bem. Há quem ache as gravatas de 5 cm muito finas e por isso acabam dando um certo ar retrô ao look, além de não caberem em qualquer tipo físico. Geralmente em tais situações é legal optar por gravatas de 6 a 7.5 centímetros.  Esteja preparado: gravatas com essas medidas dificilmente passam incólumes ao escrutínio alheio. Ou seja, aguarde comentários e olhares!

Exemplos de gravatas de 6,5 a 8 cm
Men's Market
Exemplos de gravatas de 6,5 a 8 cm

As gravatas de 6,5 a 8 cm dão um ar moderno, porém não tanto quanto as medidas mais estreitas. Se ela combinar com o biotipo e o estilo do usuário, pode ser utilizada em festas, bem como no trabalho, sem problemas. A opção rende um aspecto jovem e antenado, ideal para quem quer arriscar, “pero no mucho”.

Gravatas mais largas: de 8 cm a 9,5 cm
Men's Market
Gravatas mais largas: de 8 cm a 9,5 cm

Por último, temos as gravatas de 8 cm a 9,5 cm. Elas não chegam a variar muito entre si, pois são medidas bastante clássicas, que estão diretamente relacionadas ao ambiente de trabalho e ao estilo. Digo isso porque, além destas medidas servirem aos mais jovem, muitas vezes são usadas no ambiente de trabalho por pessoas com idade e carreira mais avançados. É comum ver homens em escritórios de advocacia que almejam as gravatas Hermés (tradicionalmente clássicas quanto a estampas e medidas) porque estas eram as de preferência e predominância entre os sócios do escritório.

Motivações à parte, o importante é você se sentir à vontade e, acima de tudo, bem sucedido na combinação do acessório com o seu estilo e com a ocasião.

* Por Bernardo Virtuoso, para Men’s Market

Leia mais no Deles

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.