Tamanho do texto

Os fios brancos apareceram antes do esperado? Calma, não é o fim do mundo. Aprenda a escolher os produtos certos para mantê-los (ou eliminá-los!)

Cabelos brancos: mercado tem opções diversas para quem quer mantê-los ou eliminá-los
Men´s Market
Cabelos brancos: mercado tem opções diversas para quem quer mantê-los ou eliminá-los

Se há algum tempo cabelo branco era sinônimo de experiência, hoje pode ser um item a mais de estilo ou uma chance para promover aquela transformação de visual.

Os fios podem começar a surgir antes do esperado – em geral, por volta dos 40 anos. Mas, é normal encontrar pessoas com a metade dessa idade (e até menos!) já com os primeiros brancos. O que dá abertura para uma série de dúvidas: isso é normal?, precisa procurar um médico?, quais são as causas disso?

DO COMEÇO

Os fios brancos surgem por conta da melanina, uma espécie de pigmento natural produzido por células chamadas melanócitos. A taxa de produção de melanina varia de pessoa para pessoa, e é determinada pela herança genética de cada um. Ou seja: o período da vida em que seus pais e avós começaram a ficar grisalhos dá uma boa ideia de quando vai chegar a sua hora.

Segundo os dermatologistas, ainda não há nenhuma comprovação de que o estresse aumentaria o volume de fios brancos. Mas, atenção: esse é um fator que, em muitos homens, causa queda de cabelos – e, claro, os fios coloridos têm mais chances de cair –, o que dá a impressão de que o branco dominou a cabeça.

Grisalho: hidratação é essencial quando os brancos aparecem
Pinterest
Grisalho: hidratação é essencial quando os brancos aparecem

CUIDADOS BÁSICOS

Se você quer assumir os fios brancos, não basta apenas deixar a raiz branca tomar conta. Os cabelos grisalhos precisam de ainda mais cuidados. Com o passar do tempo, os eles tendem a ficar com um aspecto amarelado. Por isso, há xampus específicos para reavivar os tons brancos e cinzas do cabelo. Hidratar é necessário, afinal, manter a saúde e a maciez do cabelo também é muito importante – sem contar que existe uma variedade de outros produtos destinados aos cabelos grisalhos.

TINTURA x TONALIZANTE

Enquanto alguns preferem assumir, outros preferem se livrar. Se esse é o seu caso, o mercado de cuidados com o cabelo grisalho é vasto e oferece uma infinidade de produtos que podem ajudar a transformar completamente o visual.

Para esconder os brancos, há duas opções possíveis: a tintura e o tonalizante. Para quem já está com mais de 50% da cabeleira branca, vale investir na tintura. Isso porque ela contém mais pigmento na fórmula, além de elementos químicos mais potentes – como a amônia – que penetram mais fundo nos fios, garantindo um efeito prolongado.                                                                                Já o tonalizante é indicado para os primeiros fios brancos. É uma solução menos agressiva (não contém a amônia) porém menos duradoura: é preciso usar o produto a cada 30 dias, em média.

Você encontra uma seleção especial da Men’s Market  – de xampus a tonalizantes – para manter os fios brancos (ou coloridos) saudáveis. Veja alguns exemplos na galeria a seguir:



Leia mais no Deles:

Banho de gato: conheça o xampu a seco

Oleosidade no inverno pode ser falta de hidratação

Oito tratamentos de beleza que elas querem que a gente faça



    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.