Tamanho do texto

Cuidados especiais prolongam a ação dos produtos responsáveis pelo alisamento do fio. Veja como mantê-los saudáveis por mais tempo

Alisar o cabelo, muitas vezes, envolve produtos e elementos químicos que você nem imaginava que existiam na tabela periódica. Ter os fios lisos é sinônimo de praticidade para muita gente, porém, após o procedimento, manter a saúde deles demanda cuidado.

Alisamento: lavagem dos cabelos não deve ser feita todo dia, pois pode reduzir o efeito do produto
Men's Market
Alisamento: lavagem dos cabelos não deve ser feita todo dia, pois pode reduzir o efeito do produto

Limpo, pero no mucho

É hábito de muitos homens lavar a cabeça todos os dias, mas isso pode tirar o efeito do produto. O mesmo vale para quem não é muito afeito aos banhos: a raiz acabada acumulando gordura, fica levanta e adeus efeito liso. O ideal é que os cabelos sejam lavados a cada dois dias.

A dupla xampu e condicionador também deve ser especial para esse tipo de cabelo. Existem diversas opções que auxiliam na limpeza e na hidratação dos fios alisados, já que eles costumam ficar mais ressecados e opacos do que o normal.

E, como a maioria dos produtos utilizados para alisamento são termoativados, secar o cabelo com um secador ajuda a potencializar o efeito. Outro detalhe importante é a escova de cabelo. Os tipos maiores, como raquete, desembaraçam os fios sem quebra-los e ajudam a distribuir a oleosidade natural ao longo do comprimento do cabelo. Aproveitando que o secador está à mão, aí vai um truque de mestre: direcionar um jato de ar frio após finalizar a secagem, sela as cutículas do fio e dá brilho.

Hidratação é o segredo

Além do bom e velho condicionador, é necessário hidratar com um creme específico. Isso porque o alisamento altera a estrutura do fio e acaba eliminando alguns nutrientes. O processo é fácil: basta molhar a cabeça, aplicar a máscara hidratante em todo o comprimento do fio, excluindo a raiz, e enrolar a cabeça numa toalha. Depois, é só esperar 5 minutos e enxaguar o cabelo.

No dia-a-dia, a recomendação é não passar a mão na cabeça a toda hora. Por mais limpa que a mão esteja, ela espalha a oleosidade para o cabelo de maneira desuniforme e ajuda a dar aquele aspecto oleosos antes do tempo. Também vale ficar atento às pontas dos fios: se elas estiverem desgastadas, o cabelo perde o efeito “lisão”, por isso vale apará-las com frequência.

Se você quiser descobrir como fazer o alisamento em casa, é só clicar aqui para ver o passo-a-passo .

Leia mais no Deles:

Banho de gato: conheça o xampu a seco

Oito tratamentos de beleza que elas querem que a gente faça

Descubra o modelador ideal para o seu cabelo


    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.