Tamanho do texto

Adotar o visual rústico do cabelo ícone do movimento rastafári exige atitude e cuidados. Descubra mais sobre as diferentes versões desse estilo e veja dicas para mantê-lo

alt " /
Men's Market

Se há um estilo de cabelo mal interpretado, esse é o dread. Muita gente torce o nariz para ele por conta das lendas sobre sujeira, mau cheiro e por aí vai. Sempre associado ao movimento rastafári, os dreadlocks, na verdade, são muito mais antigos. Os cabelos em rolos eram usados em regiões da África e da Índia desde a Antiguidade. Mas, foi na Jamaica, com a religião rastafári, que o dread ficou mais conhecido. Fama mundial mesmo, o estilo só ganhou quando apareceu na cabeça do maior ícone do reggae, Bob Marley.

É verdade que os dreads rementem a um visual mais tribal e rústico. Não por acaso, praticantes de esportes outdoor, como o surfe, são ou já foram adeptos do estilo. Os tipos de dreads variam muito e manter o cabelo bonito e saudável vai depender mesmo é da disposição do dono. Aqui segue um resumo de todos os tipos de dread:

NA AGULHA

São feitos usando uma agulha de crochê. Basicamente, o cabelo é penteado de baixo para cima e, com a agulha, as mechas de cabelo vão sendo embaraçadas uma a uma. O ideal é que os fios estejam com cerca de 15 cm de comprimento pois aplicar a técnica com menos do que isso pode deixar o cabelo espetado.

DE CERA

Esses estão quase em desuso por utilizarem cera de abelha para fixar os rolos, depois dos fios serem embaraçados. O desuso é por conta da dificuldade em manter a higiene da cabeça usando a técnica – por exemplo, não é possível usar xampu anti-resíduos em um cabelo com esses dreads, pois eles desmanchariam.  

alt " /
Men's Market

DE LINHA OU LÃ

Esse tipo de dread é temporário: dá para ficar com eles por até 3 meses sem danificar o cabelo original. Se passar muito tempo disso, é provável que a raiz cresça já no formato de dread e, para retirá-lo a única solução é um corte radicalmente curto. O dread de linha é feito com uma base de lã e coberto com linha nas cores que o usuário preferir. Nesse caso, o cabelo deve estar com comprimento de 5 cm, aproximadamente.

REMOVÍVEIS

Para quem quer experimentar sem compromisso, o dread removível é a melhor opção. Feito de cabelo natural ou sintético, ele é “costurado” à raiz do cabelo com uma linha da mesma cor dos fios.

Após, escolher o tipo de dread, é fundamental fica atento aos cuidados que ele requer para passar longe daquele aspecto desgrenhado. Por isso, a Men’s Market  fez um guia com todas as dicas e produtos necessários para isso. É só clicar aqui .

Leia mais no Deles:

O que é um homem moderno? Assista

Alisei o cabelo. E agora?

Banho de gato: conheça o xampu a seco

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.