Tamanho do texto

Na Noruega já existe até curso para quem quer ter a mesma imagem viril que os guerreiros nórdicos tinham antigamente

Está cansado da sua vida atual, de muito trabalho, de estudo, de namorada, da rotina cotidiana onde nada muda? Então saiba que agora você pode mudar isso radicalmente e se transformar em um viking de verdade.

Agora você pode ser um viking
Getty Images
Agora você pode ser um viking


Para quem não conhece, os vikings eram os exploradores, guerreiros, comerciantes e piratas nórdicos que invadiram e colonizaram grandes áreas da Europa e das ilhas do Atlântico Norte a partir do final do século VIII até ao século XI. Eles usavam seus famosos navios dragão para viajar do extremo oriente na história medieval. 

E lá na Noruega já existe até curso para quem quer ter a mesma imagem viril que os vikings tinham antigamente. Jeppe Nordmann Garly é o diretor do primeiro curso que ensina os homens a viverem como viking a ser financiado com dinheiro público na Escandinávia.

Jeppe Nordmann Garly, diretor do curso de viking na Noruega
Divulgação
Jeppe Nordmann Garly, diretor do curso de viking na Noruega

O rapaz de 36 anos de idade foi por muito tempo um "viking recreativo" - ou seja, membro de uma tribo de supostos guerreiros nórdicos que se fantasiam em trajes do século X, participam de feiras de artesanato nos fins de semana e trocam informações pela internet sobre os melhores lugares para encontrar elmos ou espadas autênticos. Mas agora Garly é viking em tempo integral.

"Eu sou um homem muito calmo. Eu nunca roubei nada", disse Jeppe Nordmann Garlydisse ao "New York Times". Ele é dinamarquês, tem estatura mediana, modos joviais e físico um pouco acima do peso, assim como os vikings costumavam ser, mas avisou que não faz o mesmo estilo truculento e violento dos antepassados.

O curso é realizado na cidade de Seljord, localizada a 185 quilômetros da capital Oslo. Obviamente que o lado violento dos guerreiros nórdicos não está no currículo das aulas. Os alunos aprendem sobre a cultura e o amor que os vikings tinham por belos objetos e obras de arte, além de costurarem seus próprios trajes e fabricarem botas de couro.

O investimento para quem quer se tornar um viking não é absurdo. Com nove meses de duração, o curso custa cerca de 2.200 dólares (ou R$ 8.700) e pode ser acessado no próprio site da instituição de ensino, clicando aqui .

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.