Tamanho do texto

Para Jany Temine, o segredo está em apostar nos tecidos nobres e em peças de alfaiataria clássicas e bem cortadas

Imagens do filme
Divulgação
Imagens do filme "007 Contra Spectre"

"Clássico, atemporal e confiante" - é assim que a figurinista Jany Temine define o estilo do agente secreto mais famoso do mundo, o James Bond. Além de colocar os inimigos da coroa britânica no devido lugar e estar rodeado de lindas mulheres, a elegância na hora de se vestir também virou uma das principais características do espião inglês 007, protagonista do longa "007 contra Spectre", do diretor Sam Mendes, lançado no último dia 05.

Em entrevista ao iG Deles, a figurinista conta que o estilo de Bond tem todos os atributos que qualquer homem deveria buscar para si mesmo ao se vestir e se preparar para seus próprios "momentos Bonds".

Jany Temime, figurinista de '007 contra Spectre'
Divulgação
Jany Temime, figurinista de '007 contra Spectre'

"O estilo de Bond permaneceu o mesmo - é um look clássico. Ele é um homem que irradia autoconfiança e equilíbrio, o que acontece por ser uma pessoa preparada", observa Jany, que além de vestir o ator Daniel Craig para o papel, também produziu o "Guia de Estilo Momentos Bond" inspirado em James Bond em parceria com a Gillette, disponível também em português.

Para a difícil tarefa de caracterizar o personagem, a figurinista prioriza peças com tecidos nobres e com um bom caimento, além de ter o cuidado de utilizar poucos acessórios. Por ser atemporal, o estilo de James Bond segue uma linha mais sóbria, sem muitas cores e fugindo de tendências passageiras da moda.

Jany também foi a figurinista de outro herói da ficção inglesa bastante famoso - o bruxo Harry Potter, interpretado por Daniel Radcliffe nos cinemas. No entanto, ela nega que um seja mais difícil de vestir do que o outro.

"Eu gosto muito de ler roteiros e criar ideias e roupas que ajudem a trazer à vida a visão do diretor e do personagem", diz Jany. "Eu penso apenas no 007, o que ele é como personagem e qual tipo de roupas e estilo que serão necessários para contar a história."

Como ter o estilo Bond?

Imagens do filme '007 contra Spectre'
Divulgação
Imagens do filme '007 contra Spectre'

O estilo clássico do espião, sempre com paletós e calças de alfaiataria, é bastante característico entre os homens ingleses. Mas e se existisse um 007 brazuca? Segundo a figurinista, ele provavelmente teria o mesmo estilo clássico e atemporal, mas Jany acredita que um terno branco seria "maravilhoso em um homem brasileiro".

E se você gostaria de ter um estilo parecido com James Bond, mas acha que se vestir com elegância exige muita grana no bolso - ou o apoio de uma grande figurinista de Hollywood -, Jany Temine diz que tudo é uma questão de qualidade e não quantidade:

"Todo homem cavalheiro deveria ter um terno bem cortado em uma cor neutra, uma camisa perfeita com um colarinho impecável, não muito arrojado ou fashion, e um par de sapatos de couro, como brogues ou oxfords", conta. "Se você tem uma verba limitada, compre um terno e uma camisa com os melhores tecidos que puder pagar. O objetivo é estar preparado com seu estilo e beleza, para que você consiga projetar confiança e experenciar 'momentos Bond'."

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.