Tamanho do texto

Quer ser o próximo campeão do UFC? Saiba o que é preciso para ingressar no mundo das artes marciais mistas

O brasileiro Anderson Silva é a maior estrela do UFC
We Heart It
O brasileiro Anderson Silva é a maior estrela do UFC

Se você é fã de MMA, provavelmente você já se imaginou dentro do octógono dando umas porradas na cara de um adversário. Talvez você sonhe em ser um novo Anderson Silva, Vitor Belfort ou Júnior Cigano . Mas vá com calma, esses caras são especialistas, o negócio não é só subir no ring e sair distribuindo pancadas. Quem pretende se aventurar pelo mundo das lutas precisa treinar pesado.

Marcelos Caldas , que é head-coach e idealizador da metodologia usada nos treinos da academia MMA GYM, avisa que o ideal é que o futuro lutador aprenda primeiramente algumas técnicas de artes márcias puras. “O Mix Martial Arts é a mistura de artes marciais, logo ele deve começar em academias tradicionais, para após um período, quando ele dominar ao menos o básico de uma luta de Strike- Boxe, Muay Thai, Karate, uma de quedas - Judo - Wrestling e a de solo - Brazilian Jiu Jitsu para depois juntar e trabalhar o que chamamos de transição entre elas”, aconselha.

Não se empolgue para subir no octógono após aprender alguns golpes. Antes de enfrentar sua primeira luta, é necessário pelo menos um ano de treinamento intenso. Também é preciso manter forma física adequada e se consultar com um médico. O lutador precisa conhecer os limites do próprio corpo.

Lembre-se que mesmo sendo um esporte, o MMA envolve combate físico e pode causar graves lesões corporais caso praticado de forma errada e sem a aplicação das regras em torneios clandestinos, por isso Marcelo Caldas avisa que aluno deve consultar seu treinador sobre onde lutar: “Os treinadores conhecem os eventos realizados por entidades serias e promotores de sucesso. No Brasil ainda não existe uma comissão atlética e nem um federação de confiança, portanto, resta a nós treinadores avaliarmos quem esta organizando e a estrutura minima, como médicos, adversários e pagamento adequado.”

Apesar de ser agressivo, MMA não é briga de rua. Quem pretende começar a praticar o esporte mais badalado da atualidade precisa se informar sobre as regras do esporte para não se machucar ou acabar ferindo um adversário. Outro ponto importante é usar os equipamentos adequados quem podem ser encontrados em academias ou lojas especializadas.

    Leia tudo sobre: Luta
    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.