Tamanho do texto

Selecionamos os atores que estão entre os mais durões de Hollywood, mas que fizeram sucesso antes dos astros de "Rambo" e "O Exterminador do Futuro"

Antes de Arnold Schwarzenegger devastar florestas dos outros à procura de predadores de outros mundos, antes de Sylvester Stallone derrubar exércitos com apenas uma faca, antes de Jean-Claude Van Damme vencer uma luta sem enxergar enquanto a multidão gritava "Chong Li".

Os três são ícones dos filmes de ação, mas antes de "Predador", "Rambo" ou "O Grande Dragão Branco" fazerem sucesso nos cinemas, um grupo de atores já estava estabelecido como alguns dos mais durões de Hollywood. Selecionamos cinco - um deles é "jovem", mas o seu currículo fora da Sétima Arte é impressionante -, veja quem são abaixo:

1. Chuck Norris
Como não ser o primeiro da lista o dono do Roundhouse Kick, o golpe feito como um chute circular que não dá qualquer chance aos adversários? Em "Fúria Silenciosa" (1982), "McQuade, O Lobo Solitário" (1983), "Braddock - O Super Comando" (1984) e outros filmes, Chuck ensinou aos garotos que não é preciso de um físico de Sylvester Stallone para lutar com homens mais fortes. Inspirou o engraçado "Chuck Norris Facts" e protagonizou uma das lutas mais clássicas do cinema, contra Bruce Lee, em "O Voo do Dragão" (1972). Completou 73 anos em março.

2. Steven Seagal
Você pode não gostar de nenhum filme de Seagal, mas não pense que suas habilidades de luta mostradas no cinema são fruto de mera coreografia - o ator é um mestre nas artes marciais no mundo real. Além de ser faixa-preta de judô e karatê, Seagal é 7° Dan no Aikidô - o "Dan", para se ter uma ideia, está acima da faixa-preta. Se destacou em filmes como "Difícil de Matar" (1990), "No Corredor da Morte" (2002), "Determinado a Matar" (2003), "Lado a Lado Com o Inimigo" (2005) e "Conduzido Para Matar" (2009). É o mais jovem dos cinco, com 61 anos. Anderson Silva e Lyoto Machida, nomes consagrados do MMA, já treinaram com Steven. Ao lado do campeão do UFC, o ator estrelou uma campanha de cerveja. Veja abaixo:

3. Sean Connery
Eterno James Bond, encarnou o agente com licença para matar em sete filmes entre os anos de 1962 e 1983 - mais de 20 anos de serviços prestados à Majestade da ficção. Longe do papel de 007, estrelou filmes como "Caçada ao Outubro Vermelho" (1990), "A Rocha" (1996), "Indiana Jones e a Última Cruzada" (1989) e "Os Intocáveis" (1987). Seu último longa, "A Liga Extraordinária" (2003), não foi um grande sucesso. Completa 83 anos em agosto.

4. Charles Bronson
O clássico sangrento Desejo de Matar (1974) imortalizou Paul Kersey como um dos personagens mais durões de Hollywood. Com seu bigode característico, Kersey era um sujeito de poucas palaras e muita atitude, estrelando cinco filmes da franquia. Para destacar outras atuações do ator, vale mencionar "10 Minutos Para Morrer" (1983), "Os Doze Condenados (1967), "Assassino a Preço Fixo" (1972) e "Fuga Audaciosa" (1975). Seu jeito de falar e agir diante das câmeras inspirou atores das gerações posteriores, como Bruce Willis e Ryan Gosling. Morreu em 2003, aos 81 anos.

5. Paul Newman
Acredite se quiser, Newman quis desistir da carreira em 1954, logo em seu primeiro filme, "O Cálice Sagrado". Achou sua atuação muito ruim e até pediu desculpas publicamente para quem assistiu. Mas como todo homem que se supera, decidiu retomar as rédeas da profissão que escolheu para si, treinou macetes cinematográficos e fez filmes que serviram de referência para os cascas-grossas da geração futura, com destaque para "Desafio à Corrupção" (1961), "Criminosos Não Merecem Prêmio" (1963), "O Indomado" (1963), "Rebeldia Indomável" e "Butch Cassidy" (1969). Morreu em 2008, aos 83 anos. Seu último trabalho foi dar voz ao personagem Doc Hudson, de "Carros".

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.