Tamanho do texto

Inspirado em vodca russa com leite de iaque, Jason Barber resolveu criar seu próprio destilado. Ator de 007 e chef de cozinha estão entre seus fãs

Sai o Dry Martini, entra a vodca de leite de vaca. Com Daniel Craig, o atual James Bond, o chef de cozinha Heston Blumenthal e a atriz Elizabeth Hurley entre seus fãs, o fazendeiro Jason Barber espera fazer barulho com sua Black Cow, a primeira vodca do mundo feita a partir de leite. 

Barber, de 47 anos, pertence à 6ª geração de uma família de fazendeiros, e revelou que teve a ideia de produzir a bebida após ver um documentário sobre Tuva, uma pequena cidade na SIbéria, Rússia, onde a população local produz vodca a partir de leite de iaque. Fã do destilado, ou a "única bebida que não lhe dá ressaca", Jason resolveu fazer o mesmo com as 250 vacas que tem em sua fazenda de Beaminster, no sudoeste da Inglaterra.

No processo de fabricação, Barber separa o leite em coalhada e soro. A primeira é usada na fabricação de queijo, enquanto o segundo é fermentado em cerveja, utilizando uma levedura especial para converter o acúcar em álcool. A cerveja de leite é então destilada, passa por um processo especial - e secreto -, para depois ser triplamente filtrada e engarrafada.

Para Tom Parker Bowles, colunista de comida e bebida do Daily Mail e filho de Camila Parker, o resultado é surpreendente. "Vodca feita de leite não parece empolgante, mas a Black Cow é uma das coisas mais marcantes que já experimentei. Maravilhosamente suave e redonda", diz.

Curiosamente, a vodca de Jason é feita com o mesmo leite do famoso cheddar Barber de 1833, vencedor do World Cheese Awards em 2012 - sim, existe um prêmio para os melhores queijo deste tipo. Pelo site oficial, o destilado pode ser comprado por 28 libras (cerca de R$ 97).

Vodca de Jason Barber tem chef de cozinha e ator de 007 entre seus fãs
Divulgação
Vodca de Jason Barber tem chef de cozinha e ator de 007 entre seus fãs


    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.