Tamanho do texto

Vitória dos Nationals sobre os Braves aconteceu no início de maio, mas chegou em rede nacional cubana apenas no último domingo. População local reclamou por não ter nenhum jogador do país em campo

Televisão cubana transmitiu uma partida da MLB pela primeira vez desde 1961
AP
Televisão cubana transmitiu uma partida da MLB pela primeira vez desde 1961

Não foi um jogo ao vivo e nem envolveu um atleta de Cuba, mas pela primeira vez desde 1961, os cubanos, conhecidos pela paixão pelo beisebol, puderam acompanhar uma partida inteira da MLB, a principal liga do esporte no mundo, pela televisão aberta.

Na noite do último domingo, foi transmitida a vitória de 2 de maio do Washington Nationals sobre o Atlanta Braves, por 3 a 1. A transmissão, sem intervalos comerciais e com comentários em espanhol por cima dos em inglês, não agradou a população cubana.

"É interessante ver como eles jogam, mas não posso dizer que me empolguei muito porque eu não conheço nenhum desses jogadores. Eu gostaria de ver como os cubanos estão se desenvolvendo na liga, gostaria muito de ver como eles estão se saindo", diz Diego Sierra, de 67 anos, à AP.

"Assisti ao jogo por uns 45 minutos e não achei nada demais. Além disso, não havia nenhum cubano. É o que interessa para nós. Mas as coisas estão mudando e espero que o próximo passo seja mostrar uma partida com nossos compatriotas, e se for ao vivo, melhor ainda", completa Margarita Roman, de 46 anos.

De acordo com a AP, ainda não está claro se a TV cubana foi autorizada pela MLB a transmitir a partida, por mais que ela tenha acontecido há meses. Como a imprensa cubana não dá notícias sobre jogadores que fugiram do país - caso de Yoenis Céspedes e do calouro sensação Yasiel Puig -, a maioria dos moradores da ilha tem dificuldades de acompanhá-los na liga norte-americana.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.