Tamanho do texto

De acordo com especialista do site "serious eats", técnica deixa a carne pronta mais rápido e com um cozimento mais uniforme. Faça o teste no churrasco com os amigos

Virar a carne repetidas vezes na grelha diminui o tempo de cozimento, diz especialista
Divulgação / Elvis Fernandes
Virar a carne repetidas vezes na grelha diminui o tempo de cozimento, diz especialista

Churrasqueiros de plantão, após selar e fatiar uma bela peça de picanha, qual a melhor forma de grelhar a carne? Você deixa cozinhar um lado e depois o outro ou você costuma virar a fatia repetidas vezes até que ela fique igual de ambos os lados?

Para J. Kenji López-Alt, do site "serious eats", a segunda opção é a mais indicada.

Carne da direita foi virada seguidas vezes
Reprodução / Site serious eats
Carne da direita foi virada seguidas vezes

De acordo com Kenji, virar a carne seguidas vezes - em intervalos de 30 segundos - não a estraga, mas melhora o cozimento. Além de ser mais rápido, ele defende que a carne fica grelhada forma mais uniforme de ambos os lados.

"Com as repetidas viradas, cada superfície da carne é exposta a uma quantidade relativamente igual de calor, com pouco tempo para o lado virado para cima esfriar. Quanto mais rápido virar, mais perto você vai estar de cozinhar os dois lados simultâneamente", escreve Kenji em seu site.

Apesar da imagem mostrar um cozimento mais uniforme na carne que foi virada seguidas vezes, o especialista do "serious eats" afirma que a diferença entre os bifes em termos de gosto é muito pequena. Como as pessoas que provaram não tiveram uma preferência declarada, ele escreve que a técnica faz diferença se você se importa com o tempo que leva para ter a comida no prato. Na dúvida, pratique no próximo churrasco com os amigos.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.