Tamanho do texto

Começar com metas simples e divulgar seus objetivos para os amigos são algumas das dicas, de acordo com especialista em carreiras

Especialista em carreira indica seis passos para você ter mais foco no trabalho ou em outras situações
Getty Images
Especialista em carreira indica seis passos para você ter mais foco no trabalho ou em outras situações

Quantas vezes você iniciou um projeto, mas não chegou nem na metade? Embora pareça sempre cômodo colocar a responsabilidade em cima dos outros ou na falta de dinheiro ou tempo, assumir os erros e tentar de novo, mas de uma forma diferente, pode ser a melhor saída.

A motivação é a energia empregada para a realização de metas e é bastante essencial, mas também é preciso ter disciplina. Na visão de Meiry Kamia, psicóloga e consultora organizacional, o sucesso é algo que vem de dentro para fora.

“O resultado concreto [do sucesso] nada mais é que o desenvolvimento do potencial intangível, que é algo que não se pode ver, mas que está lá, como motivação, disciplina, força de vontade e foco", afirma.

Segundo a especialista em carreiras, para que um comportamento se torne habitual é preciso que ele seja repetido por 21 dias. Abaixo, ela indica seis passos essenciais para a pessoa desenvolver a disciplina e concluir seus projetos.

1. Comece com metas simples e práticas para ir ganhando confiança em você mesmo, como a pontualidade, como evitar ficar rolando na cama depois que o despertador tocar e não deixar certas tarefas do dia-a-dia para depois.

2. Caso sua meta seja obter novos comportamentos, como ser organizado, prospectar novos clientes ou ser mais simpático, eleja um exemplo a ser seguido. Observe a atitude de outras pessoas e tente imitar as ações que você admira.

3. Comprometa-se com suas metas. Divulgue-as para seus amigos. Ao declará-las, você põe sua autoestima em xeque. Se fizer o que prometeu, terá mais respeito e admiração. A recompensa positiva o motivará a fazer o declarado.

4. Não dê chance para a preguiça. Lembre-se sempre da sua meta. Cada dia que se perde é um passo para trás.

5. Aprenda a fazer escolhas. Disciplina requer cumprir o que foi planejado. Isso significa que não dá para mudar de ideia nem estar em todos os lugares ao mesmo tempo. Abra mão do que não é essencial.

6. E por fim, aprenda a controlar as próprias emoções. Muitas vezes, nos deixamos levar pela vontade ou desejo por algo que não tem a ver com nossas metas. Por exemplo, se você está tentando se disciplinar para economizar dinheiro, controlar o impulso emocional pela compra de algo qualquer é seu maior desafio.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.