Tamanho do texto

Professor distribuiu um coquetel sem álcool para dois grupos. A metade que acreditou ter bebido um drinque alcoólico se deu notas maiores no quesito "sensualidade"

Estudo de francês indica que as pessoas se sentem mais sensuais após uma bebida alcoólica
Reprodução Vanity Fair
Estudo de francês indica que as pessoas se sentem mais sensuais após uma bebida alcoólica

O que faz você se sentir mais atraente diante das mulheres? Um corpo sarado, uma roupa de marca, um cabelo bem cortado, a barba por fazer? De acordo com um estudo francês, pessoas alcoolizadas - ou que pensam estar alcoolizadas - se sentem mais sensuais, mesmo quando a bebida que ingerem não contém álcool.

Psicólogos da Universidade Pierre Mendès France, na cidade de Grenoble, concluíram que quanto maior a quantidade de álcool a pessoa acredita ingerir, mais atraente ela se sente.

O estudo liderado por Laurent Bègue afirma ainda que as pessoas se classificam como sendo mais sensuais quando pensam que estão ingerindo uma bebida alcoólica.

A primeira parte da pesquisa foi realizada com 19 pessoas que estavam bebendo (maioria composta por homens) e que tinham de pontuar seu nível de sensualidade com notas de 1 a 7.

Os níveis de álcool no organismo de cada um eram medidos com um bafômetro e o resultado foi interessante: quanto mais bebiam, maior era a nota que davam a si próprios.

A segunda fase do experimento incluiu um grupo de 94 homens convidados a provar um novo coquetel de frutas. Os participantes foram levados a acreditar que estariam testando a bebida para uma empresa de pesquisa.

O grupo foi dividido em dois. Metade foi informada que o drinque que provariam era alcoólico, e a outra recebeu a informação de que a bebida não tinha álcool. Em seguida, eles tiveram que gravar um vídeo que supostamente seria usado como anúncio da empresa de bebidas. Por fim, depois de assistirem aos vídeos, deveriam pontuar seu desempenho, atuação, originalidade e sensualidade.

O resultado foi o mesmo. Os que pensavam ter ingerido a versão alcoólica da bebida deram notas mais altas, enquanto o efeito contrário foi observado naqueles que beberam o coquetel sem álcool.

O estudo indica que as pessoas relacionam seus níveis de atratividade ao álcool e isso se dá porque a bebida alcoólica está ligada ao conceito de “lubrificação social”, que faz com que aquele que bebe se sinta mais á vontade com os outros.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.