Tamanho do texto

Famosa barriguinha de chopp é temida por muitas pessoas. Uma das maneiras de tentar evitá-la é ficar de olho no número de calorias que cada bebida traz consigo dentro do copo

Famosa barriguinha de chopp pode ser evitada sem ter que cortar a bebida do cardápio
Getty Images
Famosa barriguinha de chopp pode ser evitada sem ter que cortar a bebida do cardápio

Beber uma cerveja ou um vinho é um prazer para quem gosta, mas traz consequências para os que adoram encher o copo. Uma delas seria a famosa "barriga de chopp", cultivada ou temida por muitos homens. Um estudo publicado no International Journal of Obesity acrescenta novas descobertas para o nosso conhecimento das bebidas, principalmente sobre aquela gordurinha localizada no abdômen.

Conduzido pelos suecos Ulf Riserus e Erik Inglesson, o estudo chegou à conclusão de que há uma forte associação de bebidas destiladas com a circunferência da cintura e gordura abdominal. Este problema não é somente estético, mas é também um risco à saúde.

No entanto, uma outra pesquisa, conduzida pela BBC, não associa o consumo de álcool à gordura abdominal, rejeitando o termo “barriga de cerveja”. Parte desta confusão se deve ao fato de que é muito fácil cometer equívocos na relação causa e efeito na investigação epidemiológica por conta da análise ser feita com um pequeno grupo de pessoas.

É necessário levar em conta o estilo de vida e a dieta destes bebedores, inclusive a faixa etária – o estudo sueco focou em homens mais velhos, por exemplo. Homens que consomem altas quantidades de bebidas destiladas costumam pular refeições e comer menos à medida que o consumo de álcool aumenta. Sabemos que o álcool contem 7,1 calorias por grama, e nem sempre essas calorias são consumidas para a produção de energia, aí sim elas podem ser acumuladas como gordura.

Bebidas alcoólicas sozinhas não causam automaticamente a barriga de chope. Tenha em mente que elas adicionam mais calorias à sua dieta, por isso essa associação com o aumento de peso. Se você estiver ciente deste aumento e balancear tudo o que você consome, você não vai engordar.

Quantas calorias tem cada bebida? Veja abaixo:

- 1 lata de cerveja: 147 calorias
- 1 copo de chopp: 180 calorias
- 1 copo de cerveja preta: 170 calorias
- 1 dose de cachaça: 207 calorias 
- 1 taça de vinho branco: 178 calorias
- 1 taça de vinho tinto: 107 calorias
- 1 dose de uísque: 120 calorias
- 1 dose de batida de frutas: 504 calorias
- 1 caipirinha: 300 calorias

* Bebidas alcoólicas são proibidas para menores de 18 anos. Se beber, não dirija.

    Leia tudo sobre: dieta
    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.