Tamanho do texto

Saison Saúva, criada durante um evento pela Lamas Bier, leva formigas, figo e tucupi negro, um tipo de tempero, em sua fórmula. Grupo que fez afirma que o resultado foi surpreendente e positivo

Cerveja com formiga foi criada por grupo de brasileiros
Divulgação
Cerveja com formiga foi criada por grupo de brasileiros

Cerveja de café, com teor alcoólico de 65% ou inspirada em comediantes. A criatividade na hora de inventar releituras de uma das bebidas mais apreciadas no mundo, mas um grupo de brasileiros pode ter ido além na hora de criar a sua.

A Lamas Bier, criada por estudantes de física da Unicamp, por Paulo Leite, dono do Empório Sagarana, e pelo médico Marcelo Cury, utilizou nada menos que formigas saúva na sua cerveja caseira. Outros ingredientes – que são diferentes, mas parecem convencionais perto dos insetos – usados foram figos e tucupi negro, um tipo de tempero.

A criação, chamada pelo grupo de Saison – nome normalmente aplicado às cervejas belgas próprias para o consumo no verão – Saúva, nasceu durante “O Mercado”, evento realizado recentemente, em São Paulo. Segundo o site oficial da Lamas, a ideia não era chamar atenção, mas mostrar de “forma simples e descomplicada” que é possível fazer a bebida, com direito a ingredientes curiosos.

Eles também afirmam que a cerveja com formigas pode ser melhorada em uma segunda tentativa, uma vez que faltou fermento e um dos tubos usados no processo estava vencido há um ano. Ainda assim, eles classificaram o resultado como “positivo”, e esperam reproduzir a receita mais vezes. Para quem estiver disposto a arriscar, os ingredientes necessários e o vídeo com o processo de fabricação da Saison Saúva estão disponíveis no site oficial da Lamas Bier.

* Bebidas alcoólicas são proibidas para menores de 18 anos. Se beber, não dirija.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.