Tamanho do texto

Criada por desenvolvedores da Irlanda do Norte, máquina produz cerveja a partir de um aplicativo do iPhone, controlando quantidade de água, ingredientes e a temperatura. Projeto pede 100 mil libras em site de financiamento coletivo para ser viabilizado

Via Bluetooth, aplicativo liga Brewbot ao iPhone, permitindo a fabricação da cerveja desejada
Divulgação
Via Bluetooth, aplicativo liga Brewbot ao iPhone, permitindo a fabricação da cerveja desejada

Com mercado de cervejas artesanais aquecidos no Brasil, não é raro ver microcervejeiros que transformaram a paixão pelo lúpulo em negócios, e se depender da Cargo e de seu projeto Brewbot, até você poderá fazer sua cerveja caseira, caso eles consigam a verba alcançada no Kickstarter, site de financiamento coletivo.

Criada por seis desenvolvedores e designers de Belfast, na Irlanda do Norte, a Brewbot é um equipamento capaz de produzir cerveja - e monitorar a produção - a partir de um smartphone. "Você não precisa saber nada. Você é guiado do início ao fim do processo", diz o grupo no Kickstarter.

De acordo com os criadores, o processo é simples: você compra os ingredientes, organiza a receita, conecta o iPhone 4S ou 5 - eles admitem ter um maior conhecimento do iOs - por Bluetooth e aperta o "Start Brew". A partir daí a máquina faz todo o resto, inclusive controlar a temperatura. Parece simples até demais para ser verdade, mas segundo o pessoal da Cargo, realmente é.

A Brewbot tem mais de 1 metro de altura e pesa cerca de 100 quilos
Divulgação
A Brewbot tem mais de 1 metro de altura e pesa cerca de 100 quilos

Os criadores montaram um protótipo e se mudaram para Portland, nos EUA, uma das cidades com mais microcervejarias do país. Eles dizem que o objetivo é encontrar cervejeiros que ajudem a refinar o projeto, fornecedores e pessoas que ajudem na fabricação e envio do Brewbot que, a princípio, estará disponível para compradores no Reino Unido, Irlanda e Austrália, além dos próprios EUA.

Até o momento, 186 pessoas apoiaram financeiramente a ideia, dando pouco mais de 61 mil libras (cerca de R$ 218 mil) das 100 mil libras (R$ 358 mil) necessárias para viabilizar o projeto. O prazo de arrecadação de verbas se encerra no dia 22 de outubro.

A contribuição mais barata custa 5 libras e garante ao apoiador ver seu nome divulgado no site, acesso às últimas novidades do grupo e link para baixar a música utilizada no vídeo de divulgação. Já quem pagou 1,5 mil libras vai receber uma Brewbot - todas as 25 vagas deste pacote foram preenchidas. A entrega está prevista para maio de 2014, e os criadores informam que o aplicativo para o sistema Android também será desenvolvido.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.