Tamanho do texto

Segundo dois legisladores de Michigan, no norte dos Estados Unidos, bares e pubs nem sempre vendem a quantidade de cerveja certa no pint no padrão norte-americano: 16 onças ou cerca de 473 ml. Vendem menos

Pint de cerveja nos EUA leva 473 ml. Na Inglaterra, copo é maior, de 591 ml
Thinkstock/Getty Images
Pint de cerveja nos EUA leva 473 ml. Na Inglaterra, copo é maior, de 591 ml

Dois legisladores de Michigan, nos EUA, querem ter certeza de quanto vem em seus pints - frequentadores de pubs estão mais familiarizados com a palavra usada para designar aqueles copos maiores de cerveja - e propuseram uma lei para punir quem servir menos de 16 onças (equivalente a 473 ml), padrão estabelecido do pint norte-americano - o pint britânico é maior, de 20 onças (591 ml).

O projeto de lei é de Brandon Dillon, de Grand Rapids, e David Knezek, de Dearborn Heights. Ao jornal Detroit Free Pass, Dillon afirmou que "muitas pessoas ficariam satisfeitas em saber o que elas recebem quando pedem um pint".

A proposta, no entanto, pode não agradar proprietários de bares e pubs de Michigan. Dono de um estabelecimento em Grand Rapids, Mark Sellers diz que o pint é visto pelos moradores do Estado mais como uma descrição de copo para beber cerveja e não como um copo de medida exata. Ele declarou ainda que muitos bares usam modelos diferentes do pint, que variam entre 12 (354 ml), 14 (414 ml), 16 e 20 onças, e que eles não vão ficar felizes se tiverem que comprar outro estoque.

OKTOBERFEST

Quantidade inexata de cerveja não é um problema restrito aos Estados Unidos. De acordo com informações do Münchner Merkur, jornal de Munique, na Alemanha, só uma em cada cinco canecas do Oktoberfest, o maior festival de cerveja do mundo, servia 1 litro - conforme prometido - da bebida em 2012. Para a edição deste ano, os organizadores prometeram advertir verbalmente e por escrito quem servisse menos que o exigido.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.