Tamanho do texto

Uma pele bonita é sinal de saúde e para conquistá-la não tem mistério; siga nossas dicas

alt " /
Men's Market

Acordar, levantar, lavar o rosto e sair para o trabalho. Essa é a rotina matinal de cuidados da maioria dos homens. Mas só isso não é o suficiente. Uma pele bem cuidada é um cartão de visitas que muitos homens não levam a sério como deveriam. Com isso, vão surgindo espinhas, poros dilatados, folicute – ou melhor, pêlos encravados – e, no longo prazo, rugas que pioram o aspecto geral da pele.

Alguns cuidados simples garantem um visual saudável, sem grandes mudanças na rotina. Confira no passo-a-passo preparado pela Men’s Market :

1. Esfoliação

A esfoliação remove as células mortas, estimulando a renovação da pele. Os esfoliantes normalmente agem de forma mecânica, por meio de micropartículas presentes em suas fórmulas. Aplica-se o produto diretamente na pele molhada e, com movimentos circulares, o esfoliante vai removendo as camadas mortas e abrindo os poros, o que torna a região mais preparada para a limpeza.

A esfoliação não é um ritual diário; o ideal é fazê-la duas vezes por semana. Os esfoliantes podem ser encontrados em diversas formas: gel, creme, sabonete e até mesmo pó, que se transforma em uma pasta no contato com a água.

 2. Limpeza

Depois da esfoliação, é hora de limpar a pele. Sabonetes em barra, líquidos e gel são os mais usados para remover a oleosidade da pele. Há produtos, como o Isotonic Face Scrub da Dr. Jones, que além de limpar, também promovem uma leve esfoliação na pele. Porém, para quem prefere um produto que atenda alguma especificidade da pele, há diversas opções: para peles oleosas, mistas, normais, secas ou com acne.

Lavar o rosto é um ritual que, em geral, deve ser realizado duas vezes ao dia: uma pela manhã e outra à noite. Aumentar essa frequência pode eliminar a oleosidade natural, o que serve como um escudo para a pele. Com isso, ela acaba tentando suprir essa falta produzindo mais sebo. É um verdadeiro ciclo vicioso.

3. Tonificação

Após a limpeza, é bom tonificar a pele. Essa etapa pode parecer um pouco abstrata, mas ela é importante e deve ser feita antes da utilização de qualquer creme ou hidratante. O tônico facial vai reestabelecer o ph da pele, eliminando possíveis toxinas, melhorando a micro-circulação na superfície cutânea, acalmando e refrescando a pele. Depois disso, o rosto vai estar mais preparado para a ação dos produtos que vêm a seguir.

Se você tem pele mista (oleosa na testa, nariz e queixo) ou a pele inteira oleosa, deve optar por um tônico adstringente, que ainda vai fazer aquela limpeza mais profunda nos poros, retirando qualquer vestígio de oleosidade que pode ter resistido à limpeza normal.

4. Hidratação

Depois de restabelecer o ph, é hora de devolver a hidratação à pele. Mas nada de usar hidratante corporal no rosto. O creme precisa ser específico para essa região e para o tipo de pele específico. Para quem quer prevenir – ou remediar – as rugas, os cremes antiidade devem ser aplicados nessa etapa.

5. Proteção Solar

Finalizando qualquer rotina caprichada de limpeza da pele, é a vez do protetor solar. Sempre. Mesmo quando o sol não der as caras, mesmo que o destino seja o escritório e não a praia. A longo prazo é essa última etapa que determina uma pele jovem e bonita no futuro.

Hoje, além dos protetores solares comuns, existem aqueles com alguma pigmentação, que protegem e uniformizam a cor da pele.

Veja na galeria a seguir uma seleção de produtos que te ajudam a cumprir todas as etapas do cuidado diário com a pele:


Todos os produtos acima estão disponíveis na Men’s Market .

Leia mais no Deles:

Oleosidade no inverno pode ser falta de hidratação; entenda

Blogueiro ensina homens a usar maquiagem de forma natural

Depilação para homens: conheça os métodos mais usados e escolha certo


    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.