Tamanho do texto

As causas são genéticas ou por conta da idade. Outros fatores como anemia, alergias, stress e, claro, a falta de sono, podem agravar o problema

É unanimidade: olheiras são um problema muito chato, que deixam qualquer um com um rosto cansado. Muitas vezes associadas a uma noite mal dormida, as olheiras, na realidade, podem ter origens diversas. Apesar de não terem uma solução definitiva, é possível melhor seu aspecto e amenizá-las com alguns cuidados simples.

Previna as olheiras
Getty Images
Previna as olheiras


Entendendo as origens

As olheiras podem surgir por conta de dois principais fatores:

1) Genéticos : olheiras muito azuladas são caracterizadas por vasos sanguíneos muito próximos à superfície da pele. Já as de cor mais marrom são provocadas pelo acúmulo de melanina. Outra possibilidade, são vasos dilatados, comuns para quem apresenta retenção de líquidos, que geram olheiras mais avermelhadas. Para piorar, quem tem a pele mais clara, acaba tendo suas olheiras destacadas.

2) Idade : não tem como fugir; a pele mais madura vai ficando fina e transparente nessa região, originando olheiras e, em muitos casos, aquelas bolsas de gordura.

Além disso, fatores como anemia, alergias, stress e, claro, a falta de sono, podem agravar o problema.

Como amenizá-las?

Há tratamentos profissionais, realizados em consultório médico, melhorar o aspecto das olheiras. No entanto, por serem condutas bastante caras, antes de partir para essa opção, vale apostar em outros tratamentos e cuidados simples.

O primeiro deles, fundamental para quem tem olheiras provocadas por excesso de melanina na região, é o uso de protetor solar e óculos escuros. Proteger a área dos raios solares, assim como para qualquer outra parte da pele, previne o aparecimento – ou escurecimento, nesse caso – de manchas.

Outra solução possível é uso de cremes específicos para olheiras . Normalmente, esses produtos contem vitamina K, C e E, além de uma substância denominada retinol, que estimula a renovação da pele.

Por fim, há ainda o subterfúgio dos corretivos que, apesar de não configurarem um tratamento, auxiliam muito a disfarçar as olheiras e obter uma feição menos cansada. Porém, é necessário aplicar de maneira suave, para não carregar a região.

Na Men’s Market , você encontra diversos produtos, de cremes a corretivos para melhorar o aspecto das olheiras. Confira na galeria:


    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.