Tamanho do texto

Esfoliação acelera o processo de descamação, retirando a camada de células mortas em excesso da derme e deixando aparentes as células novas, que dão aspecto macio e liso

Renegada por muitos homens tanto pela preguiça quanto por desconhecimento, a esfoliação é uma necessidade ainda não difundida na vida masculina. Mas se você tem acne, pelos encravados ou qualquer tipo de pele sobre o corpo, meu caro, saiba que a esfoliação irá lhe trazer apenas benefícios.

Esfoliantes são fundamentais no grooming masculino
Mens Market
Esfoliantes são fundamentais no grooming masculino


Uma solução natural para quase todos os problemas relacionados à pele, a esfoliação acelera o processo de descamação, retirando a camada de células mortas em excesso da derme e deixando aparentes as células novas, que dão aspecto macio e liso. Por isso, é um tratamento de limpeza profunda, que remove o excesso de oleosidade e previne contra cravos e espinhas.

Ainda mais vantajoso para homens, esse cuidado torna o barbear mais fácil. Como a pele fica macia, a lâmina tem mais facilidade para deslizar, diminuindo as possibilidades de se machucar. Além disso, os compostos normalmente utilizados em esfoliantes  agem evitando que a pele fique irritadiça e vermelha, e desenvolva foliculite depois de tirar os pelos.

Os esfoliantes   mais famosos são os de ação mecânica, conhecidos como Scrubs. Eles contêm mini partículas sólidas no creme e agem através do atrito entre esses grânulos e as células mortas. Limpam e desobstruem os poros, além de estimularem a circulação sanguínea da região. Para usar esse tipo, faça movimentos circulares firmes, com o rosto molhado, tomando cuidado para não friccionar o produto além da conta.

Há também esfoliantes químicos, compostos por ácido salicílico, que podem ser um pouco mais agressivos a pele, mas são de igual eficácia e não agem por meio do atrito. Você também pode optar por clínicas especializadas que fazem o tratamento conhecido como peeling, indicado para casos de acne severa.

Produtos para a esfoliação de rosto e corpo são diferentes, já que a pele facial é muito mais sensível e delicada. Então, ao esfoliar o corpo, escolha produtos específicos para a pele corporal. Você também pode optar por uma bucha vegetal e usá-la no banho.

Quando for esfoliar o corpo, eleja áreas de pele mais grossa como cotovelos, pés, mãos e joelhos, e que tendem a ter poros inflamados ou espinhas como pernas e braços. Seu par romântico nunca mais vai reclamar de sua pele áspera. E nada de estranhar! Já reparou que seus pés ficam mais macios na praia? Pois então você já aproveitou os benefícios de esfoliar os pés na areia, um grande esfoliante natural. 

Embora o resultado seja muito agradável, é muito importante lembrar que a esfoliação não deve ser feita mais do que três vezes por semana por que pode se tornar agressiva. Fora isso, desfrute das vantagens e de uma pele mais bonita e saudável.

Conheça as opções de esfoliante para rosto e corpo disponíveis na Men’s Market:


    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.