Tamanho do texto

David Lama viu uma foto do local, desconhecido até pelo povo nativo, e embarcou para aventura na Ásia

O escalador austríaco David Lama, de 25 anos de idade, desafiou seus limites e conseguiu um dos principais feitos da carreira. Ele se transformou no primeiro homem a encarar o temido Desfiladeiro de Gorge, localizado na cidade de Tannourine, no Líbano.

David Lama desafiou o Desfiladeiro de Gorge, localizado no Líbano
Divulgação
David Lama desafiou o Desfiladeiro de Gorge, localizado no Líbano


Uma simples foto do local fez com que Lama parasse tudo o que estava fazendo e embarcasse para Ásia, em busca de desbravar o lugar desconhecido até mesmo pelos escaladores nativos.

A complicada subida de grau 9A tem mais de 100 metros de altura e uma cascata de água que fez com que a escalada fosse considerada pelo próprio austríaco como uma das mais difíceis de sua carreira. Para realizar o feito, ele contou com o auxílio do escalador local Jad Khouri.

"Quando você ouve falar sobre o Líbano, você não pensa em escalada, natureza, este tipo de coisa. Você sempre ouve falar sobre guerra! Escalar no Líbano é uma atividade bem recente, mas é realmente especial. Devido a natureza do país, eles têm alguns lugares incríveis", comentou David Lama.

Veja fotos da aventura do austríaco:


A nova rota foi batizada de "Avaatara", uma mistura de Avatar e de Baatara, o nome do desfiladeiro que os dois subiram juntos pela primeira vez.

"Quando você está em frente a uma parede que nunca foi escalada, você escolhe uma linha e toma as decisões todas e tem liberdade total para fazer um novo caminho. É como se você estivesse se expressando de alguma forma através da escalada. É, mais do que tudo, um processo criativo porque você tem que achar o caminho mais lógico, mais fácil de subir um pedaço de pedra", finalizou Lama.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.