Tamanho do texto

Além do desconforto, essas veias dilatadas e tortuosas podem trazer outras complicações mais graves, mas são tratáveis

As varizes nas pernas não são um problema exclusivo de mulheres. Nos homens elas também podem aparecer e as causas são semelhantes: excesso de peso, grandes períodos na mesma posição – sentado ou em pé -, falta de atividades físicas, pós traumas e pós casos de trombose venosa profunda.

Homens também têm varizes
Getty Images
Homens também têm varizes


"Em média, um em cada cinco homens sofre do problema, principalmente entre 30 e 50 anos. A diferença entre os sexos é que as mulheres percebem mais cedo além de serem mais acometidas pelo problema, já nos homens as varizes acabam ficando muito tempo escondidas nos pêlos, além de se importarem menos com a estética", disse o cirurgião vascular Caio Focássio.

O médico explica ainda que além do desconforto, essas veias dilatadas e tortuosas podem trazer outras complicações mais graves, mas são tratáveis com cirurgias ou tratamentos clínicos.

"Ao perceber que o processo é cada vez mais simples e menos doloroso se feito no início da descoberta, os homens buscam também se livrar das varizes tanto quanto as mulheres", completou Caio Focássio. As cirurgias de varizes aumentaram mais de 30% nos últimos quatro anos e, neste número, também entram os homens que estão aderindo ao tratamento. 

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.