Tamanho do texto

13 mulheres estampam os 12 meses com o objetivo de salientar sucessos profissionais, sociais, culturais, esportivos e artísticos

A fabricante de automóveis Pirelli apresentou nesta segunda-feira (30) o seu tradicional calendário para o ano de 2016. O evento fechado realizado na cidade de Londres, na Inglaterra, contou com a presença apenas de convidados e colecionadores - a 43ª edição de toda história foi criada pela fotógrafa norte-americana Annie Leibovitz, que fez as fotos em julho.

Natalia Vodianova, Serena Williams e Patti Smith estão no calendário 2016 da Pirelli
Annie Leibovitz
Natalia Vodianova, Serena Williams e Patti Smith estão no calendário 2016 da Pirelli


A artista também idealizou o calendário do ano 2000, cujo foco eram as dançarinas do coreógrafo Mark Morris. No calendário para 2016, que teve apenas algumas imagens divulgadas, 13 mulheres estampam os 12 meses do ano com o objetivo de salientar as conquistas profissionais, sociais, culturais, desportivas e artísticas.

De janeiro a junho estão a atriz Yao Chen , primeira chinesa Embaixadora da Boa Vontade do Alto Comissariado da ONU para Refugiados; a top model russa Natalia Vodianova ; a produtora Kathleen Kennedy , presidente da Lucasfilm e uma das figuras mais influentes de Hollywood; a colecionadora e compradora de arte Agnes Gund (com a neta Sadie Rain Hope-Gund ), Presidente Emérita do Museu de Arte Moderna em Nova York; a tenista Serena Williams ; a formadora de opinião, crítica e escritora Fran Lebowitz ; e a presidente da Ariel Investments, Mellody Hobson .

Amy Schumer, Fran Lebowitz e Tavi Gevinson
Annie Leibovitz
Amy Schumer, Fran Lebowitz e Tavi Gevinson


De julho a dezembro, os nomes são: a diretora de cinema Ava DuVernay , que fez, dentre outros, Selma, indicado para o Oscar de Melhor Filme em 2015; a blogueira Tavi Gevinson , fundadora da Style Rookie e da revista online Rookie; a artista visual iraniana Shirin Neshat ; a artista, música e performer Yoko Ono ; a cantora Patti Smith , uma das maiores estrelas do rock de todos os tempos; e a atriz e comediante stand up Amy Schumer .

Yoko Ono, Shirin Neshat e Mellody Hobson
Annie Leibovitz
Yoko Ono, Shirin Neshat e Mellody Hobson


As idades e as origens das mulheres variam muito, bem como suas carreiras. Assim como os primeiros calendários da década de 1960 e, mais recentemente, com o calendário 2002 de Peter Lindbergh, ou o 2008 de Patrick Demarchelier e o 2013 de Steve McCurry, não houve nu algum.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.