Tamanho do texto

Ovos, ostra, Couve de Bruxelas, requeijão... são muitas as opções naturais para manter o equilíbrio hormonal em dia

A testosterona é o principal hormônio masculino e o desequilíbrio dela no organismo pode causar diversos problemas para os homens, como depressão, perda de interesse sexual, baixa na libido, disfunção erétil, osteoporose e até o aumento da gordura corporal.

Para que o hormônio fique regulado, existem meios naturais para o aumento da testosterona, evitando possíveis reações adversas de pílulas e injeções. O site "Testosterona.me" enumerou algumas dicas de alimentos que podem ser incluídos na sua dieta e que ajudam na saúde física e mental dos caras.

OSTRA

Ostra
Divulgação
Ostra


A ostra É rica em proteína, auxilia na formação dos músculos e ainda ajuda a elevar a produção de testosterona, graças à presença de magnésio e zinco. Os minerais favorecem o equilíbrio hormonal.

OVOS

Ovos
Reprodução
Ovos


O ovo faz parte do grupo de alimentos indicados para aumentar o desejo sexual, pois o colesterol contido no produto é responsável pela síntese de testosterona. Sem falar na fama da clara por sua boa quantidade de proteínas e seus benefícios no ganho de massa muscular. O alimento é uma fonte de colesterol puro, e pesquisas recentes revelam que o excesso de colesterol contido neles não é tão prejudicial como se achava anteriormente.

ALHO

Alho
Getty Images
Alho


Alho contém alicina, uma substância que eleva a taxa do hormônio masculino e ainda inibe a síntese de cortisol - hormônio que prejudica a ação da testosterona.

CARNE MAGRA

Carne magra
Getty Images
Carne magra


Carne oferece grandes porções de proteínas, ferro, magnésio, zinco e gordura saturada. As proteínas e o zinco são dois nutrientes-chave na otimização da produção de testosterona e no fortalecimento muscular. Quanto à gordura saturada, o ideal é não abusar dela, mas é preciso alguma para a síntese do hormônio masculino.

FEIJÃO

Feijão
Divulgação
Feijão


Feijão oferece proteína, fibras e zinco - este último em quantidade maior do que qualquer outro integrante da família dos vegetais. Tanto que o feijão chega a concorrer de igual para igual com a carne vermelha quanto ao teor de zinco. Sua composição rica em proteínas e fibras e pobre em gordura é uma combinação top em bem-estar e desenvolvimento físico.

CARNE DE AVES

Coxa de frango grelhada com molho de romã
Dulla
Coxa de frango grelhada com molho de romã


A carne de aves oferece elevados níveis de proteína e pouca gordura, favorecendo a massa muscular e, consequentemente, os níveis de testosterona. Embora o frango e o peru tenham quantidades baixas de zinco, são importantes para a dieta e entram na lista de alimentos que aumentam a testosterona naturalmente pela relação entre proteínas e gordura.

REQUEIJÃO

Requeijão
Thinkstock
Requeijão


Requeijão contém proteína com pouca gordura (1% de gordura do leite). Uma porção de requeijão 1% tem mais proteína e menos gordura do que uma de carne magra ou frango. Por isso, é uma boa opção para um lanche nutritivo e que ainda estimula o aumento da testosterona.

BRÓCOLIS

Brócolis
Divulgação
Brócolis


Brócolis traz Indole-3-carbinol e fibra. Uma pesquisa clínica revelou que o Indole-3-carbinol reduz o hormônio feminino estradiol pela metade, em grande parte dos homens.
Elevadas quantidades de estrógenos favorecem o acúmulo de gordura e podem interferir no crescimento muscular.

REPOLHO

Repolho
Getty Images
Repolho


Repolho também oferece Indole-3-carbinol e fibra. Isto é, conta com as mesmas propriedades de redução do estradiol de seus similares (vegetais crucíferos), e ainda é rico em fibras. Ou seja, o repolho é um alimento essencial para controlar o peso, e manter balança sob controle tem impacto antiestrogênico.

COUVE DE BRUXELAS

Couve de bruxelas
Getty Images
Couve de bruxelas


Couve de Bruxelas contém Indole-3-carbinol e fibra, assim como os brócolis e o repolho. Com certeza, uma grande aliada da saúde desde a infância, para “ficar grandão e forte”, como bem lembravam as mamães. Além disso, tem ação antiestrogênica e ajuda a melhorar o trânsito intestinal.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.