Tamanho do texto

Ator revelou recentemente que é portador do vírus HIV e o material do preservativo não previne na transmissão da doença. Veja vantagens e desvantagens desse tipo de produto

O mundo ficou em choque com as declarações recentes do ator norte-americano Charlie Sheen, revelando em um programa de TV que é portador do vírus HIV  há quatro anos. "Tudo começou com o que pensei ser uma dor cabeça insuportável. Pensei que fosse um tumor no cérebro. São três letras difíceis de digerir (HIV), é uma mudança na vida de qualquer pessoa", comentou o astro.

Bree Olson revelou que Charlie Sheen usava camisinha de pele de carneiro
Reprodução
Bree Olson revelou que Charlie Sheen usava camisinha de pele de carneiro


E mais do que isso. Bree Olson, ex-atriz pornô e também ex-namorada do ator, admitiu que ele não a avisou que tinha o vírus da Aids durante o relacionamento e que Sheen usava camisinha de pele de carneiro nas relações sexuais do casal - o fato é que esse tipo de preservativo previne a gravidez, mas não evita doenças sexualmente transmissíveis.

O preservativo de pele de carneiro é uma camisinha natural feita de uma fina membrana da pele de ovelha, considerado um dos métodos mais antigos de se prevenir a gravidez. E são muitas as razões para que os caras prefiram usar esse tipo de produto ao invés do tradicional, feito de látex. Mas também são muitos outros os motivos para não se usar.

Camisinhas tradicionais de látex previnem contra doenças
Getty Images
Camisinhas tradicionais de látex previnem contra doenças


VANTAGENS

Por ser mais fina do que a de látex, a camisinha de carneiro dá uma sensação mais natural durante a penetração, como se não estivesse usando nada no pênis e, consequentemente, aumentando o prazer no ato sexual. O famoso não chupar bala com papel. 

Além disso, muitos homens (ou ate mesmo mulheres) são alérgicos ao látex. Nesses casos, os preservativos com a pele animal são uma ótima opção. E por ser de origem natural, a camisinha transmite mais calor corporal quando comparada a uma camisinha de látex. Portanto, ela é preferida por pessoas que buscam mais prazer.

Esse tipo de produto é biodegradável e completamente seguro para se usar com lubrificantes, seja os com base de água ou de óleo. Já as camisinhas tradicionais de látex só podem ser usadas com lubrificantes a base de água.

DESVANTAGENS

O principal problema das camisinhas de pele de carneiro é que elas não previnem as DSTs (doenças sexualmente transmissíveis), já que possuem pequenos poros. Esses poros não são grandes o bastante para o esperma passar, por isso é uma proteção eficaz contra a gravidez, mas permite a passagem de vírus, um método inseguro na prevenção de doenças.

Isso inclui os perigos do sexo oral, como herpes, por exemplo. 

Além desse grande problema, os preservativos de carneiro são muito mais caros quando comparados aos de látex, encontrados em todas as farmácias. Por ser de origem animal, o preço médio da camisinha usada por Charlie Sheen é de R$ 130 (pacote com 12 unidades) - as tradicionais de látex podem ser adquiridas por R$ 9 (seis unidades).


    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.