Tamanho do texto

"Temos o objetivo de erradicar esta infecção o mais rápido possível", disse professora que liderou estudo do preservativo

Um novo preservativo produzido com hidrogel (material usado em lentes de contato) pode ajudar na luta contra o temido vírus HIV, o mesmo causador da Aids. Segundo informações do diário britânico Daily Mail, um grupo de cientistas do Texas, estado norte-americano, desenvolveu a revolucionária camisinha que promete ajudar na prevenção.

Camisinha revolucionária de hidrogel
MedicalIRF.com/Corbis
Camisinha revolucionária de hidrogel


Mas como assim? Funciona da seguinte maneira: caso o preservativo estoure, o que pode acontecer, ele libertará um antioxidante especial à base de plantas que demonstrou ter propriedades anti-HIV, atacando o vírus de forma letal, como relatou Mahua Choudhury, professora que liderou o estudo publicado no Texas A&M Health Science Center Irma Lerma Rangel College of Pharmacy.

"Se formos bem sucedidos, o preservativo vai revolucionar a iniciativa de prevenção do HIV. Não estamos apenas fazendo um novo material de preservativos para prevenir a infecção pelo HIV, mas também temos o objetivo de erradicar esta infecção o mais rápido possível", comentou.

Sexo seguro previne contra doenças
Getty Images
Sexo seguro previne contra doenças

Mahua Choudhury alertou também que as camisinhas em geral são uma forma essencial para prevenção da Aids e de outras doenças sexualmente transmissíveis, mas não são a solução perfeita. Por isso, todo cuidado é pouco.

Além de ter essa ação que visa atacar o HIV, o novo preservativo de hidrogel é mais confortável e próprio para pessoas que são alérgicas ao latex, material usado nas camisinhas tradicionais. Os especialistas afirmam também que o antioxidante liberado pelo produto tem ainda propriedades estimulantes que melhoram a experiência sexual e as sensações de prazer, que ajuda a manter a ereção e a aumentar o prazer.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.