Tamanho do texto

Baixos níveis do nutriente podem afetar o desempenho sexual dos homens

Com qual frequência você toma sol? Pode parecer estranho, mas deixar a tomar sol para que a absorção de vitamina D seja processada e absorvida pelo organismo pode ser essencial para o seu desempenho na hora do sexo. Uma nova pesquisa realizada na Itália sugere que o baixo nível dessa vitamina no organismo pode aumentar o risco de disfunção erétil .

Leia também: Erva pode ajudar homens que sofrem de disfunção erétil; saiba mais

A falta de vitamina D afeta o funcionamento dos vasos sanguíneos e pode causar disfunção erétil nos homens
shutterstock
A falta de vitamina D afeta o funcionamento dos vasos sanguíneos e pode causar disfunção erétil nos homens

Os pesquisadores avaliaram mais de 140 homens com diferentes graus de disfunção erétil e descobriram que quase metade deles estava com deficiência de vitamina D, e que apenas 20% apresentaram um bom nível do nutriente no organismo.

Além disso, o estudo aponta que os homens com disfunção erétil em estágio avançado tinham níveis da vitamina aproximadamente 25% mais baixos do que aqueles com o estágio inicial do problema.

Leia também: Falta de ereção? 10 maneiras simples para escapar desse problema (agora!)

Por que isso acontece?

De acordo com os pesquisadores, a falta do nutriente no organismo pode estimular a produção de radicais livres – chamados íons superóxidos. Em entrevista ao site da revista norte-americana “Men's Health", a médica e responsável pelo estudo Alessandra Barassi explica que esses radicais livres podem esgotar o óxido nítrico, molécula que ajuda no funcionamento adequado dos vasos sanguíneos, e, como consequência, começam os problemas de ereção.

“O óxido nítrico faz com que os vasos sanguíneos relaxem e isso aumenta o fluxo sanguíneo e garante uma ereção normal”, diz. Ou seja, sem as quantidades necessárias de ácido nítrico, os vasos sanguíneos podem não relaxar o suficiente para permitir uma ereção.

Leia também: Quebrou, e agora? Saiba o que fazer quando sofrer fraturas no pênis

Cuidados

Os pesquisadores orientam que, caso você sofra com disfunção erétil, é importante consultar um médico para verificar os níveis de vitamina no organismo. No caso de pacientes com disfunção em estágio inicial, o estudo orienta tomar suplementos para recuperar o nível recomendável do nutriente.

No caso de homens com um funcionamento erétil normal e saudável, a médica afirma que não é possível afirmar se a suplementação de vitamina D pode agir como uma medida preventiva para retardar a disfunção erétil. Segundo Barassi, ela e sua equipe médica estão elaborando um novo estudo sobre o tema.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.