Tamanho do texto

Álcool, excesso de calor, poluição e pouco sexo podem te impedir de ter filhos

Sua esposa está tentando engravidar há um tempo e não consegue? Talvez o problema seja você. É comum pensar que a dificuldade em engravidar está relacionada apenas com o organismo da mulher, no entanto, hábitos e características dos homens também podem interferir na fertilidade.

Leia também: Cueca errada e má alimentação podem afetar fertilidade; saiba o que evitar

Álcool, excesso de calor, poluição e pouco sexo são fatores que podem interferir na sua fertilidade
shutterstock
Álcool, excesso de calor, poluição e pouco sexo são fatores que podem interferir na sua fertilidade

“As pessoas que querem ter filhos geralmente se concentram apenas na mulher, enquanto o homem pode estar cometendo alguns erros bastante sérios que interferem no processo”, ressalta Emma Cannon, especialista em fertilidade, ao site “Healthista”. Ela explica que estresse, deficiências nutricionais e toxinas do ambiente têm ação no material genético do esperma. 

“Hábitos saudáveis, incluindo dieta e estilo de vida, aumentam as chances de uma concepção saudável e refletem no desenvolvimento e saúde do futuro bebê”, diz também a especialista. Diante disso, Emma lista cinco fatores que podem influenciar no sucesso ou não de uma fecundação. Confira:

Leia também: Quer ter filhos? Então durma pelado e aumente as chances

1. Calor demais

Estudos apontam que o excesso de calor pode alterar a qualidade do sêmen. Por isso, é muito importante manter a região íntima masculina sempre fresca e arejada. Para garantir isso, é indicado evitar o uso de laptops diretamente no colo; fontes de calor, como saunas, fornos e banho quente, e roupas que apertem a área.

2. Álcool em excesso

Especialistas afirmam que o consumo excessivo de álcool está diretamente ligado a má qualidade do esperma. Se você e sua esposa estão tentando ter um filho, é melhor controlar o álcool e adotar hábitos mais saudáveis.

3. Poluição

Estudos apontam que homens que vivem em áreas com alto índice de poluição no ar apresentam uma porcentagem considerável de esperma não saudável. Como consequência, as chances de fecundação são menores.

Leia também: TPM Masculina existe e tem tratamento

4. Pouco sexo

Um erro comum de casais que estão tentando engravidar é fazer sexo apenas no período fértil da mulher. Claro que fazer sexo nesse período é importante, mas é tão importante quanto nos outros dias do mês. Isso porque o esperma precisa estar “forte” para fecundar, no entanto, quando o homem ejacula apenas na ovulação, esse esperma pode ter ficado mais “fraco”. Portanto, é essencial ejacular com frequência, não apenas no período fértil.

5. Anabolizantes

Na tentativa de melhorar o desempenho dos exercícios físicos, alguns homens recorrem aos anabolizantes. Entre os inúmeros efeitos colaterais, está a redução na produção de testosterona e do hormônio folículo estimulante. O resultado dessa combinação de fatores é o encolhimento dos testículos e, consequentemente, pouca produção de esperma e queda na fertilidade.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.