Tamanho do texto

Muitos homens sofrem com a falta de desejo, mas acham que só perderam o interesse pela parceira. Pois saiba que é possível reverter essa situação

Libido significa desejo ou anseio, é a energia ou aquele impulso sexual que leva homens e mulheres ao prazer. A falta dele é um grande problema, tanto para o cara quanto para a parceira, e os motivos que levam a ausência de desejo podem estar ligados a questões profissionais, familiares e outros fatores emocionais. O problema também pode ter causas físicas.

Leia também: 4 atitudes simples para ajudar aumentar o libido da mulher sem nem tocar nela

O problema de falta de libido tem solução, basta identificar a causa e procurar tratamento
shutterstock
O problema de falta de libido tem solução, basta identificar a causa e procurar tratamento


Para descobrir o real motivo é preciso ter claro que existem diferenças entre a libido masculina e feminina. “Uma das diferenças é o fato de o homem estar sempre pronto para se relacionar sexualmente, por ter uma resposta sexual linear, não sendo tão afetado por fatores externos psicológicos, como tristeza e estresse, para ficar excitado”, explica Jennifer Vendimiatti, especialista da Conexão Tantra.

Já as mulheres possuem um tipo de resposta cíclica, ou seja, elas precisam estar seguras, confortáveis e emocionalmente bem preparadas para ficarem excitadas e aproveitarem o ato sexual.

Principais motivos

Segundo a especialista, a diminuição do desejo nos homens pode ser relacionada a inúmeros fatores, mas os principais são: desequilíbrio hormonal, como a diminuição da testosterona; medicamentos; estresse; depressão; ansiedade; obesidade; hipertensão; diabetes e alterações genéticas hereditárias. Todos podem provocar a perda parcial ou total da libido e disfunções que prejudicam a ereção.

Permanente ou passageiro?

A grande dúvida de muitos homens é como saber se isso é algo passageiro ou permanente. Jennifer fala que o primeiro passo para entender o que está acontecendo é procurar traçar um padrão sexual, analisando como isso funcionava antes e como está atualmente. “A quantidade de relações sexuais é uma questão pessoal, não existe uma regra e quem estabelece limites e frequência é você junto com sua parceira”, diz. Por isso cada homem deve fazer essa análise de suas relações com a parceira. 

O problema pode ser algo passageiro, mas também permanente. Por isso, é preciso ficar esperto
shutterstock
O problema pode ser algo passageiro, mas também permanente. Por isso, é preciso ficar esperto


Leia também: 7 alimentos que são capazes de aumentar o seu desejo sexual

Por outro lado, a baixa da energia sexual se torna um problema mais grave quando passa a trazer dor e sofrimento para a pessoa, pois isso compromete o estado de saúde física, emocional e psicológica do homem. “Se isso está te afetando em alguma área da sua vida, procure a ajuda de um médico, um psicólogo ou um terapeuta sexual ou corporal”, aconselha a especialista.

Além do sexo, a falta desejo também pode afetar a prática da masturbação. “Isso varia de pessoa para pessoa. É preciso estar atento, pois a maioria dos homens demora a notar a falta de libido e acaba associando o problema à perda de desejo pela parceira ou a falta de tempo”, expõe Sol Moraes, que também faz parte do time de especialistas da Conexão Tantra.

Como reverter a situação

Identificando o problema, é comum procurar soluções milagrosas para voltar a ter energia e impulso sexual. Na internet é possível encontrar remédios que podem ser comprados sem prescrição médica e estimulantes sintéticos e afrodisíacos que podem causar alergias. Sol alerta que isso tudo precisa ser evitado, pois pode ser perigoso e piorar a situação.  

Leia também: Beber cerveja deixa os homens melhores na hora do sexo, revela estudo. Concorda?

“O caminho para reverter essa falta de libido é encontrar bons profissionais que possam te ajudar nessa jornada”, fala a especialista, que aposta na terapia tântrica como uma das melhores soluções. “Durante o processo, o homem vai se conectando e redescobrindo o caminho para o prazer. Nas sessões são feitas massagens que despertam regiões sensoriais adormecidas e promovem uma maior consciência corporal”, finaliza Sol.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.