Tamanho do texto

É meio complicado entender como funciona o prazer feminino e, por falta de informação, o sexo pode acabar se torna menos prazeroso

Entender como acontece o orgasmo feminismo ainda é difícil para boa parte dos homens e não é para menos. Para chegar ao clímax, a mulher precisa de uma estimulação psicofisiológica (ou seja, tanto emocional e psicológica quanto física), e, sendo assim, é essencial saber o que dá prazer para a parceria, além de ter em mente que nem toda mulher consegue ter um orgasmo múltiplo.

Leia também: Orgasmo em segundos! Variações para 3 posições para dar mais prazer à parceira

Especialista explica e dá dicas de como uma mulher pode alcançar o orgasmo ou e explica o que é o orgasmo múltiplo
Pexels
Especialista explica e dá dicas de como uma mulher pode alcançar o orgasmo ou e explica o que é o orgasmo múltiplo


A dúvida de muitos homens é saber como estimular a parceira e um leitor do Deles (que preferiu não se identificar) nos mandou a seguinte dúvida: “Se orgasmo múltiplo existe, por que minha esposa, depois do primeiro orgasmo,não quer outro seguido? Ela prefere esperar uns minutos e eu gostaria de contornar essa situação”. Confira a resposta para essa e outras dúvidas sobre o assunto respondidas pela psicóloga especialista em sexualidade humana, Carla Ribeiro.

Orgasmo Comum x Múltiplo

A princípio, é preciso definir o que é cada termo. Carla explica que o orgasmo é quando a mulher entra em um estado crescente de excitação, que se intensifica até chegar a um estado de alívio acompanhado de uma grande sensação de prazer. Já o orgasmo múltiplo é quando a mulher passa por vários desses picos de prazer na mesma relação, mas a forma como acontece pode variar.

“A mulher, diferente do homem, pode ter vários episódios orgásticos antes mesmo do parceiro chegar lá. E, depois destes episódios, ela ainda pode chegar ao clímax com muito mais intensidade”, explica a especialista.

Leia também: Amantes dão mais orgasmos às mulheres, diz pesquisa; veja dicas para agradar

Entretanto, há casos em que o desejo sexual da mulher está comprometido e isso faz com que seja mais difícil para ela alcançar o clímax. “Quando não há presença de orgasmo é preciso se investigar a causa disso. O ideal é que a mulher se rotule anorgásmica sem uma investigação médica e psicológica. Nesse caso, incentive a parceira a procurar ajuda”, alerta Carla.

Estímulos

Ao contrário do que muitos pensam, não é só com penetração que as mulheres "chegam lá". A mulher pode ter tanto um orgasmo vaginal (pela estimulação do ponto G) quanto um orgasmo clitoriano (pela estimulação do clitóris). “A preferência ao estímulo é algo muito particular de cada mulher. Por uma questão de pronto acesso, o clitóris é uma preferência de boa parte delas. Lembrando que muitas, mesmo muito bem estimuladas, não têm orgasmos múltiplos e isso não significa que ela são ‘anormais’”, esclarece Carla.

A mulher precisa ser estimulada para conseguir ter prazer, por isso, preste atenção nos sinais que ela dá durante o sexo
Shutterstock
A mulher precisa ser estimulada para conseguir ter prazer, por isso, preste atenção nos sinais que ela dá durante o sexo


A psicóloga enfatiza que, antes de tudo, o homem precisa entender melhor a parceira, conhecê-la sexualmente. Para isso, é necessário observar as sensações e a satisfação que ela demonstra durante a estimulação sexual. Uma dica é tentar perceber se ela teve algum episódio de orgasmo através das contrações vaginais. Vale lembrar que o fato da mulher estar excitada e lubrificada não significa que ela tenha tido um orgasmo.

Preliminares, posições sexuais e "sex toys"

Algo que sempre ajuda a estimular a mulher são as preliminares, pois elas demoram mais tempo para ter respostas sexuais e para se sentirem completamente relaxadas e entregues ao ato sexual. Determinadas situações, pensamentos e até complexos com o corpo podem facilmente distrair a mulher e, por isso, o parceiro precisa ser bastante atencioso para conseguir fazer com que a parceira foque no sexo.

Leia também: Após orgasmo intenso, homem quase fica cego; entenda o motivo e previna-se

As posições sexuais e brinquedos eróticos também podem ajudar a mulher a atingir o orgasmo ou até o orgasmo múltiplo, porém não existe uma fórmula mágica, tudo vai depender da preferência do casal. “Cada mulher se sente confortável e estimulada em uma ou várias posições sexuais”, acrescenta a psicóloga. Portanto, cabe ao casal falar abertamente sobre sexo, já que a conversa é a chave para que os parceiros tenham mais prazer na cama.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.