Tamanho do texto

Trair não é sempre um sinal de problema no relacionamento e pesquisa prova isso. Saiba o que leva homens e mulheres a serem infiéis com seus parceiros

Já parou para pensar por que você se sente tão tentado a trair? Ou já se perguntou por que foi traído? Uma pesquisa publicada no “The Journal of Sex Research” indica os principais motivos que levam as pessoas à traição.

Leia também: Homem com impotência libera mulher para ter sexo extraconjugal e divide opinião

Pesquisa revela os motivos que levam homens e mulheres a traição, alguns são previsíveis, mas nem tanto
shutterstock
Pesquisa revela os motivos que levam homens e mulheres a traição, alguns são previsíveis, mas nem tanto


Os pesquisadores questionaram 495 jovens e adultos que já pularam a cerca. Conforme divulgado pelo site da revista americana “Men’s Health”, as respostas confirmam algo que a ciência já desconfiava: a traição acontece porque as pessoas estão insatisfeitas com o relacionamento, porque se sentem negligenciadas, por estarem bravas ou por ter um parceiro que foi infiel.

Outros motivos

Entretanto, para a surpresa dos estudiosos, a pesquisa também revelou outros motivos que costumam levam homens e mulheres a trair, e os mais citados foram:

“Eu deixei de amar minha parceira”

“Eu não estava muito comprometido com o relacionamento”

“Eu queria melhorar minha popularidade”

“Eu queria ter uma maior variedade de parceiras sexuais”

“Eu estava bêbado e não pensei claramente no estava fazendo”

Por que isso importa?

Bem, para os pesquisadores, isso significa que a traição vai além do amor (ou a falta dele) entre um casal. “Seria um erro concluir que todos os assuntos e comportamentos relacionados à infidelidade resultam igualmente de problemas no relacionamento”, dizem os autores do estudo. Ter uma atitude como essa pode estar relacionado apenas a seu próprio sentimento. Às vezes, você só está frustrado com uma situação e tentar resolver o problema buscando prazer.

Leia também: "Cuidamos muito um do outro", diz adepto do poliamor que vive com duas mulheres

Falta de confiança e desejo por sexo

Segundo a pesquisa, as pessoas que não veem isso como algo "errado" eram mais propensas a trair, assim como as pessoas que se sentem inseguras. Não sentir confiança em um relacionamento traz infelicidade e, quando você se sente insatisfeito ou pouco comprometido, acaba buscando refúgio em outro lugar. Além disso, as pessoas que têm medo de compromisso sério tendem a sair com outras para aumentar a autoestima.

Os pesquisadores também descobriram que todos os motivos típicos que levam à traição são verdadeiros. Muitos homens realmente traem apenas por desejo sexual. Várias mulheres são infiéis porque sentem que suas necessidades não são atendidas no relacionamento. Trair por vingança também é comum para ambos os sexos.

Leia também: Homem trai a mulher mais de 23 vezes e explica o motivo

A única forma de entender o que está acontecendo é analisar o relacionamento e perceber se é preciso consertar algo ou se é melhor acabar com tudo e partir para outra – sem traição, é claro. Conversar com a parceira é a melhor saída, mesmo que seja algo difícil e embaraçoso, pois só assim você e ela perceberão o que é o melhor ser feito.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.