Tamanho do texto

As mulheres ainda são sobrecarregadas com tarefas domésticas, e o homem que não colabora ou se esforça pode sentir os reflexos negativos na cama

Tirar o lixo é chato. Aspirar ou varrer também. Limpar o banheiro é pior ainda. Seja para homens ou mulheres, então dividir as tarefas domésticas é importante para não sobrecarregar ninguém dentro de uma casa. Você pode não gostar de fazer muitas coisas, mas é melhor ficar esperto quando a parceira pedir ajudar para lavar louça, pois de todas as tarefas de um lar, essa é a que tem a maior probabilidade que causar estragos em um relacionamento.

Leia também: "Cuidamos muito um do outro": adepto do poliamor vive com duas mulheres

Os casais que dividem tarefas como lavar louça são mais felizes em seus relacionamentos e também no sexo
shutterstock
Os casais que dividem tarefas como lavar louça são mais felizes em seus relacionamentos e também no sexo


Isso é o que indica um novo relatório do Conselho de Famílias Contemporâneas divulgado pelo site americano “Esquire”. Esse estudo descobriu que, dentre todas as tarefas domésticas que precisam ser feitas em uma casa, não ajudar com a louça suja é o que mais pode impactar negativamente um relacionamento. Isso acontece porque as mulheres ainda assumem as tarefas de casa com mais frequência que os homens – principalmente a de lavar louça , que é algo que precisa ser feito diariamente.

Leia também: Primeira troca, banho e um suporte para a mãe: rotina do pai de um recém-nascido

Durante o levantamento, foi constatado que as mulheres em relacionamentos heterossexuais, na maioria das vezes, ficam com a obrigação de deixar a cozinha em ordem. Essas mulheres relataram que não estavam satisfeitas com seus relacionamentos e que os conflitos dentro de casa eram constantes. Elas também revelaram que o sexo entre o casal não estava tão bom. Por outro lado, os casais que se revezavam para lavar a louça ou que resolviam essa situação com um simples “você cozinha, eu lavo” se mostraram mais felizes no geral.

Por que lavar louça incomoda tanto? 

Dentre as razões para a louça suja incomodar tanto, há várias hipóteses. A primeira delas é que as pessoas não gostam de ficar tirando as sobras de comida de pratos alheios. A segunda é que você não costuma ser elogiado por fazer isso, diferentemente de quem cozinha um belo jantar. A terceira é que as mulheres muitas vezes são sobrecarregas com tarefas domésticas e com a criação dos filhos, enquanto muitos homens não enxergam isso como uma obrigação, e esse ultrapassado pensamento causa ressentimento, diz o principal autor do estudo, Dan Carlson.

Leia também: Pré-natal emocional ajuda pais a se prepararem para a chegada de um filho

O relatório também descobriu que o número de casais que dividem a tarefa de lavar louça aumentou de 16% para 29% de 1999 a 2006 – um aumento significativo, porém ainda é uma porcentagem muito baixa. As mulheres torcem para que cada vez a sociedade não associe as tarefas domésticas a elas e você pode ajudar a derrubar esse estereótipo ajudando em casa. Pense que o casal deve trabalhar como uma equipe, assim todo muito sai feliz e tanto o sexo quanto o relacionamento em geral vão melhorar.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.