Tamanho do texto

Especialistas falam das possíveis causas do problema, dos tratamentos e explicam se preservativos com efeito retardante realmente funcionam

A ejaculação precoce é um problema que pode afetar a autoestima e a confiança do homem, além de interferir no prazer e na vida sexual do casal . Um leitor do Deles , que está passando por esse problema, gostaria de saber o que ele pode fazer para demorar mais para ejacular , e especialistas respondem.

O problema de ejaculação precoce é muito comum, mas muitos homens têm dificuldade de falar sobre esse assunto
shutterstock
O problema de ejaculação precoce é muito comum, mas muitos homens têm dificuldade de falar sobre esse assunto


O primeiro passo é tentar identificar o motivo dessa ejaculação precoce , mas Alex Meller, urologista da UNIFESP e membro do corpo clínico do Hospital Israelita Albert Einstein, explica que essa não é uma tarefa fácil, pois não há um causa única e específica para o problema.

“Acredita-se que pode ter a ver com um mecanismo de liberação da serotonina, ligado a casos de ansiedade e depressão. Também pode ter a ver com inflamações na próstata e com a disfunção erétil . O medo do homem de perder a ereção pode ser um fator que afeta a questão física e atrapalha”, elenca o especialista.

Para tentar descobrir a causa do problema, Meller indica fazer uma terapia de casal. Segundo ele, tentar ignorar dessa disfunção pode gerar ansiedade, um dos fatores psicológicos que costumam a levar à ejaculação precoce. Fora isso, empolgação em excesso, tensão e dificuldades no relacionamento são outros fatores prejudiciais.

Os problemas sexuais mais comuns estão relacionados a dificuldade de ereção, falta de desejo e ejaculação precoce
shutterstock
Os problemas sexuais mais comuns estão relacionados a dificuldade de ereção, falta de desejo e ejaculação precoce


O psicólogo e doutor em neurociência do comportamento pela Universidade Presbiteriana Mackenzie Yuri Busin ressalta que esse problema é algo comum de acontecer com os homens e existem muitos tratamentos que podem ajudar a resolvê-lo. O grande impasse é que isso pode gerar um sentimento de vergonha no homem, ele acaba não procurando ajuda e nem conversando sobre o assunto com ninguém e sofre sozinho.  

“A melhor forma é buscar um psicólogo e um médico. Ambos irão ajudar a controlar isso e melhorar a sua vida sexual . O que geralmente acontece é que o sujeito passa por essa situação algumas vezes e cria um padrão de ansiedade que isso irá acontecer novamente, ficando nervoso e ansioso antes do ato”, fala o psicólogo.

Masturbação ajuda a evitar a ejaculação precoce 

A masturbação é uma forma de conhecer melhor o corpo e isso pode ajudar a evitar problemas com ejaculação precoce
shutterstock
A masturbação é uma forma de conhecer melhor o corpo e isso pode ajudar a evitar problemas com ejaculação precoce

De acordo com o urologista, uma prática que pode ajudar na questão da ejaculação precoce é a masturbação, e isso é inclusive recomendado nos consultórios. “Com a masturbação o indivíduo pode ‘treinar’ a questão da ejaculação precoce e consequentemente prolongar a relação sexual. O treinamento ao se masturbar é ele chegar próximo ao momento do orgasmo e saber controlar”, explica Meller.

Uma dica simples do médico é, durante o ato de se masturbar, contrair o assoalho pélvico ou fazer uma pressão leve na glande, que reflete também na contração do assoalho pélvico, e isso pode ajudar o homem a conseguir se controlar mais. O exercício também pode refletir positivamente nas relações sexuais.

Preservativo com efeito retardante funciona?

O preservativo com efeito retardante também pode ajudar a reverter a ejaculação precoce por conter benzocaína
shutterstock
O preservativo com efeito retardante também pode ajudar a reverter a ejaculação precoce por conter benzocaína


Segundo Meller, outra coisa que pode ajudar o homem a demorar mais para ejacular é usar preservativos de efeito retardante, mas ele também alerta que é bom conversar com a parceira porque há relatos na literatura que documentam que algumas mulheres sentiram alterações na sensibilidade da vagina após o uso desse tipo de camisinha, causando dormência e irritação.

Francisco Angelo, gerente de Marketing LATAM da DKT International, empresa responsável pela marca Prudence, explica que os preservativos com efeito retardante possuem uma substância chamada benzocaína na composição do gel lubrificante que reveste o preservativo.

“A substância é um anestésico local, absorvido de forma rápida pelas mucosas, que atua bloqueando a condução de impulsos nervosos. Por isso, quando presente no preservativo, contribui para o retardamento da ejaculação”, fala Angelo.

Leia também: Camisinhas de caipirinha e lubrificantes de catuaba: sexo seguro mais divertido

Por outro lado, o especialista diz que quantos mais estímulos o homem recebe durante o sexo mais fácil fica para ele gozar. Por essa razão, Angelo indica a quem sofre de ejaculação precoce evitar usar as camisinhas mais finas, pois elas oferecem maior sensibilidade para o pênis. Gel ou spray à base de lidocaína também são produtos que podem ajudar a aguentar mais tempo antes de ejacular.

Além de pensar no preservativo que vai usar, o representante da Prudence aconselha testar diferentes posições sexuais para encontrar uma que seja mais favorável e prolongue o tempo de penetração. “Outro método muito positivo é se concentrar ao máximo nas preliminares, aumentando assim o tempo de duração da transa.” 

Conversar sobre ejaculação precoce é importante

É importante ter um diálogo franco na relação, então problemas como o da ejaculação precoce deve ser exposto
shutterstock
É importante ter um diálogo franco na relação, então problemas como o da ejaculação precoce deve ser exposto


Por fim, o psicólogo acrescenta que é extremamente importante, para manter o relacionamento saudável, o casal ter um diálogo aberto, independente da situação que esteja passando. Então não tenha medo de expor o problema para a parceira e nem de conversar sobre sexo com especialistas.  

“Explicar seus sentimentos sobre ajudará a construir um novo, e ótimo, ambiente sexual. Caso seja um relacionamento novo, ou uma primeira transa, o diálogo será mais difícil e talvez seja melhor utilizar as outras técnicas. Mas vale ressaltar que a melhor ajuda será buscar um psicólogo e um médico para chegar à raiz do problema”, aconselha Busin.  

Tem mais dúvidas sobre ejaculação precoce , preliminares e outras questões como essas? Entre em contato conosco pelo sexo@igcorp.com.br  e nós traremos um especialista para respondê-lo com sigilo total!

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.