Tamanho do texto

Muitos homens garantem que no calor o membro deles fica maior, e urologistas falam o que acontece com o pênis quando o clima está quente

A maioria dos homens possui uma grande preocupação com o tamanho do pênis, tanto que existem diversas técnicas que prometem  aumentar o membro masculino . Ficar analisando e medindo o pênis  não é algo incomum, vários homens fazem isso e, conhecendo bem o tamanho de seus membros, eles garantem que durante o verão o pênis fica maior que no inverno. Mas será que existe mesmo essa variação de tamanho por causa da temperatura?

Devido a dilatação dos vasos sanguíneos, os homens podem ter a sensação de que o tamanho do pênis muda no verão. A bolsa escrotal também costuma variar de tamanho conforme a temperatura, mas isso não significa que o testículo muda
shutterstock
Devido a dilatação dos vasos sanguíneos, os homens podem ter a sensação de que o tamanho do pênis muda no verão. A bolsa escrotal também costuma variar de tamanho conforme a temperatura, mas isso não significa que o testículo muda


Esse assunto já foi abordado em um fórum de discussão da rede social Reddit e também foi tema de uma reportagem da “MEL Magazine”. Tudo porque, o termo “pênis de verão” acabou ganhando força e o tema tem dividido a opinião de urologistas que tentam descobrir se o tamanho do pênis realmente aumenta nos dias mais quentes.

Os usuários do Reddit afirmam que o pênis e os testículos ficam maiores durante o verão e as ereções são melhores. A maioria dos médicos urologistas concorda que vários fatores podem contribuir para o aparente  crescimento do membro masculino durante os dias mais quentes.

Uma das hipóteses levantadas é que isso acontece porque o homem tende a beber mais líquido e ficar mais hidratado e, consequentemente, os vasos sanguíneos podem expandir para regular o calor. Já nos meses de inverno, os vasos sanguíneos tendem a se contrair, pois o homem bebe menos líquido. 

O tamanho do pênis parece aumentar no calor e uma das hipóteses é que no verão os homens ingerem mais líquido e incham, porém especialistas indicam que isso não acontece  na realidade e tudo se trata de uma ilusão de ótica
shutterstock
O tamanho do pênis parece aumentar no calor e uma das hipóteses é que no verão os homens ingerem mais líquido e incham, porém especialistas indicam que isso não acontece na realidade e tudo se trata de uma ilusão de ótica


Se você se empolgou com a informação, é melhor nem começar a se animar porque, em entrevista do Deles , o urologista Alex Meller, da Unifesp, garante que isso não acontece.

Essa teoria se baseia na ideia de que ao ingerir mais água o corpo pode ficar mais inchado e isso pode fazer o pênis parecer maior, mas mesmo que o membro aumente por esse motivo não é algo extremamente notável e não que torne o homem bem dotado do dia para a noite, ou melhor, do frio para o calor.

Porém o médico urologista Dudley Danoff, autor do “Guia para a Saúde Sexual Masculina”, defende que a vasodilatação tem relação com esse suposto aumento de tamanho, pois como os vasos sanguíneos se dilatam (ou expandem) em ambientes quentes, isso faz com que o tecido erétil aumente até seu volume máximo.

Meller explica que o pênis é essencialmente uma estrutura vascular e, portanto, com a diminuição da temperatura sofre vasoconstrição (diminuição do diâmetro dos vasos sanguíneos), como os outros vasos do corpo, e isso pode realmente dar a impressão de que o pênis está menor, mas não há uma mudança real no tamanho do pênis.

Por outro lado, muitos especialistas também enfatizam que essas mudanças no tamanho do pênis são, na verdade, ilusões ópticas, ou, na melhor das hipóteses, pequenas variações temporárias. Mas essa ideia de ter um pênis maior sem fazer esforço aguça a curiosidades dos homens e também rende piadas. “Existe uma razão pela qual as pessoas não passam a lua de mel no Polo Norte, eles vão para o Havaí”, brinca Danoff.

Fora o tamanho do pênis, também há alteração no escroto

O tamanho do pênis pode variar e a bolsa escrotal também porque isso ajuda a manter a temperatura ideal dos testículos
shutterstock
O tamanho do pênis pode variar e a bolsa escrotal também porque isso ajuda a manter a temperatura ideal dos testículos


Além do tamanho do pênis, outra diferença que pode ser notada nessa mudança de clima é no saco escrotal, que dá a sensação de que o testículo está maior. Meller explica que o testículo não aumenta, na verdade, o que acontece é que o testículo fica dentro da bolsa escrotal e essa bolsa é formada por várias camadas sendo que uma delas é uma musculatura que está coligada com a musculatura abdominal e do testículo.

“A musculatura da bolsa escrotal é responsável por deixar o escroto mais ou menos contraído para fazer com que os testículos fiquem mais próximos ou mais distantes do nosso corpo, pois o testículo precisa funcionar a um grau e meio abaixo da temperatura do corpo”, explica o urologista da Unifesp.

Para manter a regulação térmica desse músculo, Muller diz que o escroto se contrai no inverno para o testículo ficar mais próximo do corpo e mais aquecido, já no verão, ele fica mais relaxado para o testículo ficar mais afastado do corpo mantendo a temperatura ideal.

Não dá para aumentar o tamanho do pênis de forma instantânea, mas é possível deixar o saco escrotal mais relaxado
shutterstock
Não dá para aumentar o tamanho do pênis de forma instantânea, mas é possível deixar o saco escrotal mais relaxado


Durante o sexo, muitos homens sentem prazer ao receber estímulos na região escrotal, mas se essa área íntima está muito contraída, a estimulação (principalmente oral) pode se tornar mais complicada. Uma dica de Muller para o homem que quer manter o saco escrotal mais relaxado é permanecer um tempo em um lugar mais quente. O efeito não será imediato, mas a tendência é que a região aumente com o calor.

Leia também: Ereção, tamanho, formato, disfunções: entenda tudo sobre seu pênis

Vale ressaltar que o tamanho do pênis e do saco escrotal não garante mais prazer nem para o homem, nem para a mulher durante o sexo. Essa ideia de que “tamanho é documento” é uma furada, pois a mulher costuma ser estimulada de outras formas como através das preliminares. Então, não precisa ficar preocupado tentando encontrar formas milagrosas de aumentar o membro .

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.