Tamanho do texto

Especialistas falam das vantagens e desvantagens de usar a máquina para barbear, os cuidados na hora de comprar e como deve ser feita a manutanção

Fazer a barba não é uma tarefa simples, vamos combinar. Se você é barbudo deve saber que é preciso tomar alguns cuidados, como ser cauteloso na hora de passar a lâmina e escolher bem os produtos que vai usar para não irritar a pele. O barbeador elétrico promete facilitar essa tarefa, porém o item costuma dividir opiniões.   

Leia também: Barbeador elétrico ou lâmina - qual a melhor opção para se barbear

Saiba todas as vantagens de desvantagens do barbeador elétrico
shutterstock
Saiba todas as vantagens de desvantagens do barbeador elétrico


A primeira dúvida de muitos caras é saber o que é mais indicado, a lâmina ou o barbeador elétrico . A diretora artística do Donna Barba, Simone Tinelli, explica que são procedimentos muito diferentes e a escolha deve ser feita de acordo com o resultado que você busca.

“O corte da lâmina é mais rente ao fio, fazendo uma pequena retirada da porção da camada córnea da pele, a parte mais superficial, por isso, o barbear fica mais limpo”, fala a especialista. “Já os barbeadores elétricos removem apenas o fio, deixando uma porção pequena do pelo na pele e isso faz com que o crescimento seja mais rápido”, completa.

Vantagens e desvantagens

A principal vantagem de optar por essa versão elétrica de barbeador, segundo Simone, é a praticidade, já que ele pode ser usado em qualquer lugar. Além disso, você pode fazer a barba a seco – não precisa nem molhar o rosto – e também não corre o risco de se cortar.

Já as desvantagens são: o pelo cresce mais rápido, a pele pode descamar se você usar o aparelho com muita frequência e é preciso tomar muito cuidado para não deixar cai-lo no chão, porque a máquina se danifica com facilidade.

Leia também: Especialista responde as maiores dúvidas dos homens sobre barba

Para utilizar o utensílio, é importante saber que o pelo não pode estar muito grande. “Não pode passar de oito dias, senão você não vai conseguir fazer um bom barbear”, diz o hair stylist da GAMA Italy, Wander Lima. “O barbeador também não pode ser apertado contra a pele. Ele deve ser utilizado em movimento circulares. Como a lâmina é interna, é preciso dar o tempo necessário para que ela corte o pelo”, acrescenta.

via GIPHY


Alertas ao comprar o produto

Quando for adquirir um aparelho desses, é preciso ficar atendo a alguns detalhes. “Opte por um barbeador que se adeque a seu rosto e que tenha potência suficiente para que o corte fique mais rente. Lembrando que o ideal é que ele seja usado apenas para aparar a barba de forma rápida. É bom mesmo é o homem ir, sempre que puder, a uma barbearia ”, aconselha a especialista.

Simone também ressalta que se o objetivo é tirar a barba e deixar o rosto lisinho, o melhor é preferir a boa e velha lâmina, principalmente se você for barbudão e tiver os pelos muitos grossos.

Cuidados com o barbeador

Ao comprar, não esqueça que está levando uma máquina para casa e, como todo equipamento elétrico, precisa de cuidados. Para manter e conservar o barbeador, a especialista lista algumas dicas:

  • Não deixe cair o aparelho, pois pode danificar as lâminas;
  • Faça a limpeza do equipamento após cada uso;
  • Desinfete com lisoform em spray para não criar fungos e bactérias;
  • Guarde em lugar seco e arejado;
  • Seque antes de guardar;
  • Sempre aplique um óleo próprio para manter as lâminas macias e protegidas.

Leia também: 5 coisas que você não deve fazer com a barba

A manutenção é simples e a máquina é muito útil para o homem que gosta de estar sempre com a barba aparada e deseja uma alternativa rápida. Se for isso que você procura, então o barbeador elétrico é, sim, uma excelente alternativa.