Tamanho do texto

Você sabia que a origem da palavra uísque significa água da vida? Veja outras curiosidades

A palavra Uísque tem origem do gaélico irlandês “uisce beatha”, que significa água da vida. Por muito tempo foi considerada um produto superior e chegou a ser a bebida mais popular do mundo. Apesar do uísque escocês ser o mais famoso hoje em dia, antigamente não era bem assim. A bebida já existia na Irlanda muito antes do que na Escócia. 

Julia no museu do Wiskey
Arquivo pessoal
Julia no museu do Wiskey

Quando a Escócia virou concorrente, os produtores irlandeses resolveram acrescentar um “e” na ortografia para distinguir o uísque irlandês, “whisky” virou “whiskey”. Chegou um dia, em 1828, que um irlandês inventou uma nova maneira de destilar bebidas, um processo contínuo e muito mais prático. E isso foi a ruína dos uísques irlandeses porque os irlandeses são muito teimosos, e não aceitaram essa nova técnica, não aconsideravam legítima.

+ Leia mais:  Perca a novela: O que fazer durante uma viagem quando o tempo não ajuda?

Já os escoceses foram bem mais receptivos, passando a Irlanda para trás. Hoje em dia a Irlanda tenta recuperar o fôlego, tem novas destilarias produzindo uísque de qualidade, além de algumas bem antigas que continuam abertas, como a Old Bushmills, de 1784.

+ Leia também: Perca a novela:  Você sabia que tem cachoeiras no Central Park?

Descobrimos essas curiosidades em um museu em Dublin, confira no vídeo. 

 ______________________________________________________________________

Vinicius e Julia
Perca a Novela /iG
Vinicius e Julia

*O Perca a Novela  é um trabalho conjunto do casal paulistano Julia Fraia (32) e Vinicius Bustamante (29).

Apaixonados por explorar a própria cidade, viajar e conhecer coisas novas, em abril de 2015 criaram um canal para compartilhar as dicas e as coisas interessantes que encontram! Agora, eles estão também aqui no iG Delas com seus vídeos e posts descontraídos, que instigam nossa vontade de sair da rotina e ir passear.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.