Tamanho do texto

Você encara o desafio? Antes de se aventurar nesse tipo de corrida é preciso focar em treinos de força e resistência e não esquecer dos aeróbicos

Está a fim de entrar na onda fitness? Então vá com calma! Fazer exercícios é excelente para o corpo e para a mente, mas é preciso preparo antes de se arriscar em algumas modalidades. Se você gosta de desafio, participar de uma corrida de obstáculos ao estilo militar vai ser algo bem estimulador. Para não travar na competição e conseguir encarar a corrida, saiba como deve ser a preparação física e os treinos.

Saiba quais são os treinos para enfrentar uma corrida com obstáculos
Reprodução/Facebook
Saiba quais são os treinos para enfrentar uma corrida com obstáculos


Hipertrofia: veja dicas de exercícios e dieta para ganhar massa e "crescer"

O primeiro passo é ter em mente que uma corrida normal é bem diferente de uma com obstáculos. “Os treinos para uma corrida de obstáculos devem ser semanais com exercícios de força, resistência e aeróbicos. Para se preparar para uma corrida como esta é preciso montar uma planilha com uma periodização”, explica o personal trainer e embaixador da Iron Race, Pedro Jordano.

O profissional completa dizendo que os obstáculos exigem mais das capacidades físicas do corpo. Mas não precisa ficar assustado que não é nada impossível de realizar, combinado?

Distribuição de treinos

Para obter um bom resultado, a dica de Pedro é distribuir os treinos, sendo um dia de força , outro de resistência e em todos é preciso conter treinos aeróbicos e alguns exercícios funcionais . “Estes exercícios devem ser adaptados e precisam preparar melhor o indivíduo para encarar os obstáculos de forma segura e com menos desgaste físico”, indica o personal trainer.

Bodybuilding: treino, dieta e descanso para conquistar o corpo trincado

Além buscar melhorar o condicionamento físico, os músculos precisam ser fortalecidos. “É preciso fortalecer todos eles, braços, pernas e core. E não se esquecer da parte aeróbica para conseguir enfrentar a parte que tiver que correr”, diz Pedro.

São diversos os tipos de obstáculos que os participantes da corrida precisam superar
Reprodução/Facebook
São diversos os tipos de obstáculos que os participantes da corrida precisam superar


Saindo do sedentarismo

Quem é sedentário também pode participar desse tipo de prova, mas é preciso atenção ao treino. “Uma pessoa sedentária deve tomar bastante cuidado, os treinos devem seguir o ritmo dela ao invés de acompanhar alguém que já é ativo. A preparação é importante para evitar os riscos de lesões durante a prova”, alerta o especialista.

Superando desafios

São inúmeros os benefícios que essa corrida pode traz para a pessoa. Além de realizar uma atividade física, o personal trainer fala que o principal é a sensação de superação ao encarar os obstáculos. “É a mesma sensação de ganhar um prêmio em cada desafio superado”, declara.

Procure informações

Outro ponto importante é se preocupar com o que você vai utilizar na prova, como tênis, calça, bermuda e luva. “É sempre importante obter informações sobre a corrida, como tipos de obstáculos, quantidade, local da prova, distância percorrida. Também lembre-se de se hidratar em todos os postos de hidratação ao longo do percurso e ter uma alimentação leve”, aconselha Pedro.

Ex-policial perde 23kg em um ano com aplicativo de dieta dos pontos

Na véspera da prova, nada de tentar novas experiências ou fazer treinos loucos. Busque sempre a ajuda de um profissional para se preparar e não tenha medo de encarar esse desafio! Preparado?

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.