Está a fim de entrar na onda fitness? Então vá com calma! Fazer exercícios é excelente para o corpo e para a mente, mas é preciso preparo antes de se arriscar em algumas modalidades. Se você gosta de desafio, participar de uma corrida de obstáculos ao estilo militar vai ser algo bem estimulador. Para não travar na competição e conseguir encarar a corrida, saiba como deve ser a preparação física e os treinos.
Foto: Reprodução/Facebook
Saiba quais são os treinos para enfrentar uma corrida com obstáculos
+ Hipertrofia: veja dicas de exercícios e dieta para ganhar massa e "crescer"
O primeiro passo é ter em mente que uma corrida normal é bem diferente de uma com obstáculos. “Os treinos
para uma corrida de obstáculos devem ser semanais com exercícios de força, resistência e aeróbicos. Para se preparar para uma corrida como esta é preciso montar uma planilha com uma periodização”, explica o personal trainer e embaixador da Iron Race, Pedro Jordano.
O profissional completa dizendo que os obstáculos exigem mais das capacidades físicas
do corpo. Mas não precisa ficar assustado que não é nada impossível de realizar, combinado?
Distribuição de treinos
Para obter um bom resultado, a dica de Pedro é distribuir os treinos, sendo um dia de força
, outro de resistência
e em todos é preciso conter treinos aeróbicos
e alguns exercícios funcionais
. “Estes exercícios devem ser adaptados e precisam preparar melhor o indivíduo para encarar os obstáculos de forma segura e com menos desgaste físico”, indica o personal trainer.
+ Bodybuilding: treino, dieta e descanso para conquistar o corpo trincado
Além buscar melhorar o condicionamento físico, os músculos
precisam ser fortalecidos. “É preciso fortalecer todos eles, braços, pernas e core. E não se esquecer da parte aeróbica para conseguir enfrentar a parte que tiver que correr”, diz Pedro.
Foto: Reprodução/Facebook
São diversos os tipos de obstáculos que os participantes da corrida precisam superar
Saindo do sedentarismo
Quem é sedentário
também pode participar desse tipo de prova, mas é preciso atenção ao treino. “Uma pessoa sedentária deve tomar bastante cuidado, os treinos devem seguir o ritmo dela ao invés de acompanhar alguém que já é ativo. A preparação é importante para evitar os riscos de lesões durante a prova”, alerta o especialista.
Superando desafios
São inúmeros os benefícios
que essa corrida pode traz para a pessoa. Além de realizar uma atividade física, o personal trainer fala que o principal é a sensação de superação ao encarar os obstáculos. “É a mesma sensação de ganhar um prêmio em cada desafio superado”, declara.
Procure informações
Outro ponto importante é se preocupar com o que você vai utilizar na prova, como tênis, calça, bermuda e luva. “É sempre importante obter informações sobre a corrida, como tipos de obstáculos, quantidade, local da prova, distância percorrida. Também lembre-se de se hidratar em todos os postos de hidratação ao longo do percurso e ter uma alimentação leve”, aconselha Pedro.
+ Ex-policial perde 23kg em um ano com aplicativo de dieta dos pontos
Na véspera da prova, nada de tentar novas experiências ou fazer treinos loucos. Busque sempre a ajuda de um profissional para se preparar e não tenha medo de encarar esse desafio! Preparado?