Boné - como escolher o acessório que combina com seu estilo
Se tem uma peça que há muito tempo está presente no guarda-roupa masculino é o boné. Esse acessório se tornou popular quando passou a fazer parte dos uniformes dos times de beisebol , nos Estados Unidos. Logo essa tendência explodiu na cultura hip hop e com os skatistas. Hoje, é possível encontrar essa peça em vários estilos e formas e ela virou um acessório que dá personalidade e autenticidade ao visual.
Com personalidade e sem exagero, o boné pode ser usado em locais abertos e fechados; combina com bermuda, calça, camiseta, moletom, jaqueta e, dependendo da situação, até com terno fica legal. Mas vale lembrar que é essa uma peça mais descontraída e não é adequado utilizar em certas ocasiões mais formais, por exemplo como um casamento em uma igreja ou em uma entrevista de emprego.
Ao longo do tempo, surgiram diversos modelos, tipos de abas e mistura cores e estampas, que vão desde desenhos, marcas até bandeiras de time. Combinado com a roupa certa, esse acessório pode valorizar o visual. Mas nada impede que você apele para esse bom amigo quando bater aquela preguiça de pentear o cabelo de manhã.
Modelo clássico
Normalmente são usados para práticas de exercícios e em lugares externos, como praia e parques, para proteger do sol. A aba desse tipo de boné é curvada e é indicado usá-la para frente. Combina com camisas e camisetas comuns – estampadas ou aquela branca simples – camisas polo, calça jeans, bermuda e é muito usado com óculos de sol.
Aba reta
Esse tipo de boné é inspirado na cultura hip hop e atualmente é o modelo que faz mais sucesso. Famosos como Neymar, Luan Santana, Justin Bieber, Caio Castro e Marcos Mion já foram vistos com vários modelos nesse estilo. A aba pode ser usada tanto para frente quanto para trás. As estampas e cores são as mais variadas possíveis e o boné pode ser combinado com qualquer tipo de roupa, respeitando a ocasião e o ambiente.
Dicas para usar sem medo
Fique esperto! Os modelos que são mais curtos nas laterais deixam as orelhas mais amostra, então se a intensão é disfarçar aquela orelha de abano, evite esse tipo. Se o rosto for muito redondo, os de abas retas podem dar mais harmonia. Quem tem a cabeça avantajada deve evitar os modelos mais justos e para quem é baixinho o recomendado é escolher cores semelhantes ao tom de pele.
E boné não é coisa de adolescente! Homens de qualquer idade podem usar esse acessório e deixar o visual mais despojado. E se o problema é o medo da queda de cabelo , pode fica sossegado. O uso do boné não agrava a queda, porém é necessário deixar a cabeça respirar e o uso excessivo do acessório pode atrapalhar a circulação sanguínea do couro cabeludo, levando a problemas como a dematite seborreia, que gera a queda do cabelo.