Tamanho do texto

Consultor de imagem fala sobre como esse acessório pode ser utilizado sem medo de errar e passar vergonha e quais os modelos mais comuns

O chapéu é um acessório pouco explorado no universo masculino. Essa peça pode proteger do sol e do frio, além de trazer muita elegância e estilo ao visual. O acessório pode ser encontrado em diversas formas, cores e tecidos. Saber como e quando usar é fundamental para não fazer feio.

Chapéu combina com visual social e casual
Pinterest
Chapéu combina com visual social e casual


O consultor de imagem Alexandre Taleb diz que existem diversos tipos, como: boater, trilby, cowboy, top hat, pork pie, homburg e ascot. Ele conta que, no Brasil, o modelo mais usado é o Panamá. Vale lembrar que bonés  e boinas não possuem o formato tradicional do chapéu , que conta com aba, cone ou copa e coroa.

Usando adequadamente

Alexandre explica que os diversos tipos de chapéus podem ser combinados tanto com roupas sociais quanto com roupas casuais. “O homem brasileiro tem muito preconceito, ele tem medo de errar, mas é possível usar qualquer chapéu em qualquer lugar e ambiente”, afirma o consultor.

Segundo ele, as cores e tecidos não influenciam na hora de compor o visual, mas ele recomenda os chapéus feitos de feltro e lã para o inverno, pois aquecem a cabeça, e para o verão os de palha e materiais mais finos, assim o couro cabeludo consegue respirar e você vai suar menos.

Leia também:  A vez do gorro

Muitos homens deixam de usar o acessório , pois não sabem em quais momentos ele é adequado. “Quando estiver em restaurantes, salas e escritórios, o chapéu é sempre retirado, exceto nos locais públicos, como lobbies de hotel ou shopping. Tem exceção quanto ao restaurante, caso esteja almoçando em um lugar aberto com o sol forte a cabeça pode ficar com o chapéu”, explica Alexandre.

Outra dica do consultor é quando retirar o chapéu da cabeça e ficar segurando ele na mão, a parte de dentro nunca ficará à mostra, só a externa. “A etiqueta também fala que qualquer coisa pregada na faixa do chapéu de um homem deve ser feita no lado esquerdo”, completa Alexandre.

Sempre que segurar o chapéu na mão a parte de dentro nunca fica à mostra
Pinterest
Sempre que segurar o chapéu na mão a parte de dentro nunca fica à mostra


Modelos mais comuns

O Panamá é um modelo feito de palha clara, mas pode ser ter tons variados. Possui uma aba larga e um cone mediano, além de uma fita. É ideal para ser usado em dias quentes, já que seu material é leve e a aba protege bem do sol.

O Trilby possui uma aba mais curta e é encontrado em diversas cores e materiais, mas os modelos mais tradicionais são em tons mais neutros. A fita é da mesma cor do chapéu, variando apenas o tom.

+Papa, Indiana Jones, Zorro. Os chapéus mais famosos da cultura pop e da História

O Boater também é feio de palha, mas possui uma estrutura mais reforçada do que o Panamá, tem aba curta e a parte de cima é reta. O cowboy é muito usado em rodeios e baladas sertanejas e possui aba longa e dobrada para cima nas laterais. A parte de cima é vincada e é esse chapéu é encontrado em diversas cores e materiais.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.