Tamanho do texto

Especialistas dão dicas de como usar e de roupas e lugares que combinam com este tipo de calçado. Também alertam quando ele deve ser evitado

Sendo um meio terno entre o tradicional e o informal, o sapatênis muitas vezes gera confusão na hora do uso. Saber com que roupa combina, em que situações pode ser usado e quando se deve evitá-lo são dúvidas comuns. Confira o que especialistas falam sobre o assunto e não fique mais com receio de usar esse calçado.

Sapatênis é uma meio termo entre o casual e o formal
Pinterest
Sapatênis é uma meio termo entre o casual e o formal


O consultor de imagem Alexandre Taleb explica que o sapatênis é um modelo casual ideal para ir a lugares como cinema, almoços e jantares não formais, barzinhos e shoppings. Pode ser feito de lona, tecido e couro. “O sapatênis  tipo de calçado  fica bem em qualquer pessoa e torna o visual mais elegante. Muitos homens só usam tênis, porém esses calçados são indicados para a prática de exercícios”, diz o consultor.

Características

A estilista especializada em moda masculina Katryn Beaty conta que as características do sapatênis o torna muito versátil na hora do uso. “O design clean e casual é o que o diferencia dos outros. Formas mais lisas, solas baixas e detalhes sutis são o que deixam esse sapato despojado sem ser tão casual quanto um tênis esportivo”, diz a estilista.

Taleb acredita que muitos homens acham desconfortável usálo, pois a sola desse calçado é reta e não possui amortecedores, como os tênis. “Para passeios em que você sabe que vai andar muito, esse calçado não é indicado, por possui uma sola reta a chance de incomodar depois de caminhar por um tempo é grande”, alerta o consultor.

+ Vai encontrar a gata? Siga essas dicas essenciais antes de sair de casa

Como usar

Katryn dá algumas dicas de como combinar esse calçado com a roupa. “Eles combinam com quase tudo. Desde o jeans até um terno de sarja. Pode ser usado com calça ou bermuda , e não tem restrição de estação. Mas evite combinar o sapatênis com ternos de tecidos finos ou de lã fria. Também tem a combinação de calça jeans camisa e paletó”, diz a estilista.

Em locais que exijam trajes sociais , como ambientes empresariais, casamentos, formaturas, esse tipo de sapato deve ser evitado, aconselha a especilista. Para realizar atividades físicas também não é indicado.

Dicas

Os especialistas falam que se precisar usar gravata, opte pelo tradicional sapato social. Quando usar com calça jeans de lavagem clara, prefira os modelos de cores claras. Nos dias de calor também é possível usar sapatênis com bermuda, o único alerta que os consultores dão é usar, nesse caso, uma meia soquete. Para esse visual mais verão você pode combinar com camisetas de gola redonda ou V e com camisa polo.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.