Tamanho do texto

Aprenda a como fazer uma maquiagem masculina natural e que esconda imperfeições no rosto. E saiba quais os produtos necessários para isso

Já é fato que os homens estão se importando cada vez mais com a aparência . Além da preocupação com a roupa, o cabelo e a barba, os cosméticos estão cada vez mais populares no universo masculino. Livres de qualquer preconceito, muitos homens estão aderindo a itens específicos de maquiagem para corrigir, de forma discreta, pequenas imperfeições, como espinhas, manchas na pele e cicatrizes.

Homens estão aderindo cada vez mais aos cosméticos, inclusive de maquiagem
Getty Images
Homens estão aderindo cada vez mais aos cosméticos, inclusive de maquiagem


Com a maquiagem, é possível que a pele fique com uma aparência de mais bem cuidada. Os cosméticos mais utilizados pelos homens são os que possuem função corretiva, como protetores solares com coloração. “A pele masculina tem suas particularidades. Ela tende a ser mais espessa e também fica mais irritada, devido ao barbear . Além disso, ela costuma ser mais pigmentada, ter mais pelos e ser mais resistente. A maioria dos homens brasileiros tem a pele mista, ou seja, é preciso hidratar a área dos olhos e passar produtos específicos para pele oleosa na zona T”, explica Camilla Moraes, make up artist e consultora da Netfarma.

Ficou com vontade de fazer uma maquiagem em casa? Então, antes de passar os produtos, anote o passo a passo que a especialista montou para deixar a pele tonalizada, esconder olheiras, acne, manchas ou outra imperfeição de forma natural. Lembrando que os produtos podem ser usados tanto no dia-a-dia quanto em ocasiões especiais.   

Primeiro passo

Camilla diz que primeiro é lavar o rosto com um sabonete líquido facial , para retirar as impurezas. Depois, passe um hidratante específico para seu tipo de pele e um protetor solar oil free , ou seja, livre de óleo.

Segundo passo

Após lavar e hidratar, é hora de preparar a pele com um primer . Esse produto serve para deixar a pele mais lisa, fixar melhor a maquiagem, diminuir as linhas finas, a aparência dos poros e ajudar a segurar a oleosidade. “Não exagere na quantidade, a camada de primer deve ser fina para ficar natural”, alerta Camilla.

Terceiro passo

Para amenizar olheiras, marcas de espinha e cicatrizes é necessário um corretivo . A aplicação deve ser feita colocando uma gota do produto no local que deseja corrigir e, depois, espalhando com as pontas dos dedos, dando leves batidas. Cuidado para não exagerar na quantidade de corretivo!

+ Maquiagem também é coisa de noivo

Quarto passo

É hora de passar a base . Ela deve ser aplicada em todo o rosto e também no pescoço. Camilla conta que essa etapa serve para uniformizar a textura e o tom da pele e corrigir aqueles indesejados defeitinhos. Por isso, é fundamental que o tom da base seja semelhante ao tom da pele de quem a está usando. Você pode passar levemente com os dedos ou com um pincel específico.

“Evite usar a esponja para que não fiquem resíduos na pele, já que a do homem tende a ser mais espessa que as mulheres. A maquiagem ideal para o homem é assim, quase imperceptível. Não exagere na quantidade de nenhum produto”, aconselha a profissional.

Quinto passo

Já está quase acabando! Agora você aplicará o pó compacto , que, segundo Camilla, serve para segurar a maquiagem, tirar o brilho da pele e barrar a oleosidade. Mais uma vez é preciso pensar no tom da pele, para que o produto não deixe o rosto esbranquiçado ou bronzeado . Você pode passar com um pincel ou com o aplicador que vem no produto. A camada de pó deve ser fina, leve e sutil.

Sexto passo

Por fim, arrume as sobrancelhas! Antigamente, para penteá-las era muito utilizada uma máscara de cílios incolor , mas o mercado de cosméticos não para de crescer e hoje já é possível encontrar um produto específico para isso, as chamadas máscaras para sobrancelhas . Terminando essa etapa sua maquiagem está pronta e completa. Viu como não é difícil?

    Leia tudo sobre: maquiagem
    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.