Lenhador, sombreada, cheia, cavanhaque e cerrada. Descubra qual combina com você e saiba como manter a barba sempre bem feita
Enquanto uns desejam ter, outros preferem raspá-la. A barba é algo exclusivo do universo masculino e sempre gera muitas dúvidas. Os estilos de barba são muitos e escolher o que mais combina com o rosto e com o perfil da pessoa pode trazer mais masculinidade e estilo, deixando o visual mais atraente. Mas se você quer deixar os pelos crescerem, saiba que é preciso manter cuidados e manutenção.

+ No barbeiro ou em casa? Por que fazer a barba com um profissional
Segundo José Faria, especialista da Ponto 9 Cosméticos, o tipo mais usado atualmente é o lenhador. "É longa e bem cuidada. Com certeza, no momento, se destaca dos outros estilos de barbas . Porém, nem todo homem possui uma barba cheia e rosto apropriado para manter esse estilo. Portanto, será necessária uma análise sobre o formato do rosto de cada homem e quantidade de pelos para se formar um estilo ideal”, afirma.
Sombreada

O especialista fala que são diversos os tipos de barbas, mas alguns modelos se destacam. Um deles é a barba sombreada que é mais rente ao rosto e conhecida por muitos como “ barba por fazer
”. “Esse estilo valoriza quem tem um rosto angulado e quadrado. Uma passada de máquina todos os dias mantém esse estilo, não sendo necessários grandes cuidados”, diz.
Cheia

A barba cheia é conhecida popularmente como barba de lenhador . “É um estilo onde se deixa a barba crescer apenas fazendo a manutenção dos fios com cosméticos e aparando para manter o estilo” explica José.
Cavanhaque

Quem curte um estilo de barba mais Don Juan, em que o bigode fica separado cavanhaque, deve ficar atento aos cuidados necessários. “É um modelo que necessita de certa manutenção na estilização, pois precisa ser aparado regularmente de forma a manter um maior volume no bigode para dar destaque a esse e o cavanhaque muito bem aparado e as costeletas raspadas”, relata o profissional.
Cerrada

Assim como na moda, as tendências de barba também voltam. A cerrada foi muito usada no passado e agora tende a voltar. José explica sobre esse modelo: “Ao contrário da barba cheia, a cerrada deve ser aparada por igual mantendo um estilo bem cuidado, porém cobrindo todo o rosto, sem falhas”.
Manutenção
Ao optar por ter barba é necessário manter o corte e os fios aparados, além de usar produtos específicos para que fique hidratada, macia e com brilho. “É necessário um bom xampu de limpeza que retire sujeira sem prejudicar a saúde dos fios. Esse xampu deverá possuir um ph igual aos fios da barba”, afirma o especialista.
José explica que a limpeza deve ser feita de forma suave, mas ao mesmo tempo deve retirar as impurezas. O perfume deve ser agradável para não causar irritação, já que tanto a barba quanto o bigode ficam próximos às áreas olfativas.
+ 3 dicas (fáceis!) para manter a barba mais bonita no inverno
Cuidados
Como os estilos de barba são muitos, você deve ficar atento aos cuidados que cada tipo requer. Por exemplo, José diz que é aconselhável usar um creme de barbear transparente caso haja a necessidade de fazer algum desenho nos fios ou se tiver alguma verruga ou erupções na pele. “Tal cuidado se deve para que seja possível visualizar o rosto e cortar somente os pelos desejados. É necessário um creme que faça a lâmina deslizar mais facilmente para não irritar a pele”, completa o especialista.