Tamanho do texto

Depois do boom dos barbudos, do rústico estilo lenhador e dos samurais, agora chegou a vez da moda inspirada nesse personagem comum em livros

Os padrões de beleza estão sempre sendo reinventados e no quesito beleza masculina, já tivemos o boom dos barbudos, um rústico estilo lenhador, os samurais e também dos mais bombadinhos. Agora é a vez dos modelos com a chamada “beleza elfo”, que estiveram presentes em diversos desfiles durante a SPFW .

Leia também: 5 dicas para se manter na moda e com estilo

Em um momento em que a moda mostra cada vez mais que está aí para repensar os padrões, tanto de beleza quanto de gênero, o exótico está em alta.

João Lucas, modelo de beleza elfo faz sucesso no SPFW
Divulgação
João Lucas, modelo de beleza elfo faz sucesso no SPFW



Mas o que seria exatamente essa tal beleza elfo ? A diretora-geral da agência JOY Model, Liliana Gomes, explica que o elfo não é algo que cabe dentro de uma característica clássica de beleza, mas impressiona.

Nos livros de Tolkien, eles são descritos como seres mitológicos com traços perfeitos, angulosos, orelhas e narizes pontudos, são esguios e elegantes.

“A moda é um reflexo do que está acontecendo em volta da gente. Quando a gente sai para pesquisar modelos, estamos olhando o que os adolescentes trazem como e o que podemos aproveitar disso dentro da nossa empresa. E essa coisa de elfos tem uma influência do cinema e da literatura”, explica Liliana.

Diversidade em alta

Segundo ela, estamos vivenciando um momento em que a diversidade está em alta. Esta é a proposta da moda no mundo inteiro. Tanto que há dez anos não havia tanto a presença de negros e étnicos nas semanas de moda e agora eles estão nas passarelas.

Leia também: Dicas de estilo: tudo o que você precisa saber para arrasar no visual

“Antigamente havia uma certa padronização de belezas e hoje não, o que existe é uma demanda muito grande por modelos com personalidade. E o nosso padrão de beleza brasileiro é muito rico, por isso favorece encontrar esses perfis”, diz.

Modelo referência

O modelo João Lucas, de 19 anos, é um dos que compõem o time dos elfos da agência e nesta temporada desfilou para as marcas João Pimenta, Osklen, Ca.Ce.Te e Ellus. Descoberto por meio de um concurso realizado em Cuiabá, ele conta que se viu surpreso ao ser escolhido, pois achou que outro garoto, que ele considerava mais bonito, ganharia.

“E eu nem estava com muita fé no concurso porque tinha um menino muito mais bonito. Ele era mais forte, tinha o maior jeitão de modelo ”, conta. A seletiva foi acontecendo ele passando de fase, ficando entre os 15, 10 e depois cinco.

“Eu pensei, nossa já estou nos 5, pelo menos alguém me viu. Então eu ganhei e foi o melhor dia da minha vida. Porque eu sempre fui o estranhinho da turma, com sobrancelhão e orelhão. E o padrão de modelo para mim era aquela pessoa bonita, fortinho com barbinha”, conta rindo.

Leia também: Veja os tipos de camisetas masculinas e escolha a que mais combina com você

Segundo a diretora da Joy, o estilista quando ele compõe ele procura pessoas que combinam com a peça de roupa dele. Então o produtor de casting tem um brieffing e está buscando o que compõe isso. Essa busca pela beleza elfo é um desenho dos criadores de moda. Nós apenas identificamos e traduzimos o que está sendo pedido”, conta. E aí, vai aderir a beleza elfo?