Tamanho do texto

Manual do bom uso do carro da Fiat, na Argentina, gerou polêmica pelo conteúdo machista e entrega foi suspensa após pressão nas redes sociais; você concorda? Dê sua opinião

Reprodução do manual do condutor da Fiat na Argentina
Reprodução
Reprodução do manual do condutor da Fiat na Argentina


A Fiat decidiu voltar atrás em uma campanha da marketing na Argentina.

Há dois dias, tirou de circulação um manual de bom uso de seus carros que eram entregues aos proprietários no país. O material contém, de acordo com a montadora, informações para “disfrutar ao máximo a experiência de ter um Fiat”. 

Após ser denunciado na página do coletivo Ni una a menos (Nenhuma a menos) no Facebook, o assunto ganhou destaque nas redes sociais e gerou polêmica.

Se a saia não for tão curta, mas você tiver a mão grande, que (a mulher) também se sente no banco de trás”

Em uma das recomendações, o material sugere que, se o condutor do veículo "estiver acompanhado por uma mulher com saia curta, peça que ela se sente no banco de trás para manter nossa concentração”. E continua: “Se a saia não for tão curta, mas você tiver a mão grande, que (a mulher) também se sente no banco de trás”.

O material ainda cita as "vantagens” de ativar o aquecimento (calefão) do veículo para "induzir a mulher que você gosta a tirar alguma peça de roupa”. E o texto ainda continua afirmando que, além “manter a pizza quentinha”, a opção “embaça os vidros com fins pouco decorosos”.

O motorista deve, ainda segundo o panfleto, escolher um copiloto que "deva conversar com o condutor, ou pelo menos contar piadas. Mas, no caso de ser uma garota, que pelo menos que tenha lindas pernas”.

No Twitter, a empresa lamentou que "tenha havido este impacto, já que seu desenvolvimento nunca teve como objetivo faltar com respeito à comunidade”.

Copiloto deve conversar com o condutor, ou pelo menos contar piadas. Mas, no caso de ser uma garota, que pelo menos que tenha lindas pernas.
Repordução/Facebook
Copiloto deve conversar com o condutor, ou pelo menos contar piadas. Mas, no caso de ser uma garota, que pelo menos que tenha lindas pernas.


Material premiado

Procurado pelo iG Deles, a Fiat explicou que o panfleto era parte de uma campanha realizada entre julho e agosto nas redes sociais e que foi premiada no país, ficando com bronze em uma disputa publicitária. A empresa também informa que foram os próprios internautas que sugeriram o conteúdo do tal manual, que, após esse período, passou a ser impresso e entregue aos compradores no momento em que retiravam o veículo da concessionária.

Fiat no Twitter
Reprodução
Fiat no Twitter


Dê sua opinião sobre o caso na enquete abaixo.


    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.