Tamanho do texto

Muitas vezes você pode resolver problemas ou consertar algo em casa sem um profissional, basta ter os equipamentos corretos

Em uma casa sempre tem algo para fazer ou consertar. E é na hora de uma situação inusitada que você percebe a importância de ter uma caixa de ferramentas. Para colocar um quadro na parede, apertar um parafuso solto e fazer outras coisas do estilo, não é preciso contratar um profissional, basta ter os equipamentos certos em sua residência,. Então, chega de sufoco e anote o que você não pode deixar de ter em casa.

Caixa de ferramentas é um item indispensável em qualquer casa
Pinterest
Caixa de ferramentas é um item indispensável em qualquer casa


O mecânico de manutenção Laurito Bastos orienta que a primeira coisa a fazer é comprar uma caixa, de plástico ou ferro, para que fique tudo organizado e seja fácil de encontrar os equipamentos. Ele explica que extensões de tomadas e lanternas não precisam ficar necessariamente com as ferramentas , mas são muito úteis em uma manutenção.

+ Decoração de casa também é coisa para homens. Confira as dicas

Saiba o material essencial para sua caixa de ferramentas:

Chave e alicate

Para cortar fios, segurar e apertar parafusos multiplicando a força é preciso um alicate universal , que normalmente possui cabo isolado para poder ser usado em instalações elétricas, explica o especialista.

Ele também indica que se tenha uma chave de fenda e uma philips para apertar parafusos. “Existem vários tamanhos, é bom ter mais de uma opção porque se o tamanho da chave for muito diferente do parafuso, vai ser difícil a utilização”, afirma Laurito.

Martelo e furadeira

O martelo de orelha é o mais indicado para ter em casa, segundo o mecânico de manutenção, pois ele serve tanto para pregar quanto para retirar os pregos.

A intenção é pendurar algo pesado na parede? Por exemplo, uma televisão? Ou quer furar algo de madeira? Nesses casos, o indicado por Laurito é uma  furadeira de impacto . “Antes de furar é preciso saber se no local não tem nenhum cano de água, esgoto ou energia elétrica. Caso você fure um local errado, desligue o registro de água ou luz”, alerta o profissional.

+ Homens modernos se preocupam com paisagismo e podem ter plantas em casa

Serrar, soltar e apertar

A chave de boca possui diversos tamanhos e é usada para apertar ou soltar porcas. Vai precisar trocar uma torneira? O mecânico fala que então será preciso um alicate bico de papagaio . Nesse caso, fita isolante e veda rosca também podem ser bem úteis.

De acordo com Laurito, para serrar madeira o ideal é um serrote , agora para serrar ferro uma serrinha resolve o problema.

+ Um em cada sete homens britânicos tem as roupas lavadas pela mãe, diz pesquisa

Equipamentos de proteção

Se você não tem afinidade nenhuma com esse tipo de serviço, os equipamentos de segurança são mais do que necessários. “Luva e óculos de segurança são itens básicos que uma pessoa precisa ter na caixa de ferramentas. Serviços simples podem ser resolvidos, mas sempre prese por sua segurança e tenha noção do que está fazendo para evitar acidentes”, alerta o mecânico de manutenção.   

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.