Tamanho do texto

A ideia é atribuir sabor, aroma e cor a bebida. A aposta é uma versão com melancia e baixo teor alcoólico para ser consumida no verão

As cervejas artesanais sempre buscam inovar e sair do convencional. As diferentes receitas resultam em bebidas com sabores, aromas e cores bem diferentes. Por exemplo, o que você acharia de uma cerveja com frutas exóticas? Elas fazem muito sucesso aqui no Brasil e também no exterior. Descubra quais são as misturas mais interessantes.

Cervejas podem levar na composição frutas exóticas e comuns
Pinterest
Cervejas podem levar na composição frutas exóticas e comuns


O mestre cervejeiro da Way Beer, Alessandro Oliveira, explica que há muito tempo as cervejarias tradicionais da Bélgica usam frutas exóticas  na fabricação e o resultado das composições agradam muito os amantes da bebida. “As frutas atribuem aroma, sabor e cor para a cerveja e pode ser usada de forma bem sutil ou de um jeito que a utilização fique bem evidente. Tanto o processo de fabricação quanto a escolha da fruta influenciam no resultado final”, diz.

Variedade de frutas

Alessandro conta que já fez estudo com uma variedade ultrapassa 48 frutas. A cervejaria que ele comanda fica no Paraná, região sul do país, por isso, precisou exportou frutas mais tropicais para realizar algumas composições.

Existem versões de cervejas com caju, graviola e acerola, por exemplo. Essas cervejas são muito exportadas para países como Estados Unidos e, segundo o mestre cervejeiro, a de caju é que faz mais sucesso nas terras americanas.

Cerveja artesanal sem glúten? Sim, isso existe e já testamos

Depois de testar a bebida com frutas vindas de outros estados, resolveu junto com sua equipe usar frutas locais, que podem ser comuns no Paraná, mas são exóticas para muita gente. “Usamos o butiá, também conhecido como coquinho azedo, o araçá, o araçá-boi e a gabiroba”, fala.

O sucesso na região foi tanto, que a cervejaria resolveu fazer um concurso para saber quais receitas da bebida com fruta as pessoas iriam suger. Alessandro conta que as ideias foram muito boas e que vão desenvolver duas sugestões, uma com pêssego e outra com caju, porém usando um processo de fabricação diferente da cerveja que já existe no local com essa fruta.

Projeto verão

Melancia, gabiroba e araçá são frutas usadas na receitas de cervejas
Pinterest
Melancia, gabiroba e araçá são frutas usadas na receitas de cervejas


A aposta para o verão é uma cerveja refrescante feita com melancia. Para a composição, foi realizada uma parceria com uma cervejaria do Texas que gosta de fazer versões diferentes de cerveja. “Como no verão as pessoas consomem mais cerveja, queremos fazer uma bebida com baixo teor alcoólico. No processo de produção, vamos usar muita melancia, praticamente vamos substituir a água pelo suco da fruta”, conta.

Escola cervejeira alemã: tudo sobre as cervejas mais vendidas do mundo

O resultado será uma cerveja bem vermelha e com sabor marcante da fruta. Além de frutas exóticas e outras comuns, outro ingrediente que será usado para a fabricação da bebida será mel de abelha nativa. E aí, ficou com vontade de experimentar alguma?

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.